Danos Morais – Saiba o que é e veja tudo sobre a indenização por dano moral, quanto você pode pedir, quanto tempo demora o processo etc.
Se você chegou até este artigo, provavelmente deve ter passado por alguma situação bem desagradável e humilhante, e então resolveu ir atrás dos seus direitos.
Pensando nisso, vou listar abaixo as perguntas mais comuns sobre Danos Morais, na esperança de te ajudar a esclarecer um pouco as suas dúvidas…
Danos Morais – O que é, Indenização, Processo, Quanto Pedir etc.
Veja, abaixo, as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre Danos Morais, como por exemplo o que é Dano Moral, quanto tempo demora o processo, quanto você pode pedir de indenização etc. Confira:
1. O que são Danos Morais?
Danos Morais são aqueles danos que atingem a moral de uma pessoa, a sua dignidade, reputação, e acabam lhe trazendo uma série de problemas graves.
Esses danos podem causar vários transtornos na vida de uma pessoa, podendo, inclusive, resultar em diversos problemas médicos e psicológicos.
2. O que é Indenização por Dano Moral?
A Indenização por Danos Morais é uma reparação financeira que tem por objetivo compensar tudo aquilo que uma pessoa sofreu em razão daqueles danos morais que ela foi vítima.
É uma quantia financeira determinada em um processo por Dano Moral, que serve para compensar a vítima pelos danos sofridos bem como para inibir o agressor de repetir tal comportamento.
3. Quanto posso pedir de indenização?
Via de regra, o valor da indenização por Danos Morais vai depender da análise de cada caso, tendo em vista que alguns fatos são muito mais graves que outros.
Em geral, as vítimas podem receber desde pouco mais de R$ 1.000,00 até mais de R$ 100.000,00. Mas, novamente, tudo vai depender da análise e gravidade de cada caso.
4. Como processar alguém por Danos Morais?
Para processar uma pessoa ou empresa por Danos Morais, você precisa contratar um(a) Advogado(a). No entanto, existem alguns casos em que você não precisa estar assistido por um profissional (apesar de ser extremamente recomendado).
Nesses casos especiais, você pode entrar com a ação diretamente nos Juizados Especiais da sua Comarca.
No e-book “Danos Morais – O Guia Prático”, eu explico todo o passo-a-passo para você entrar com um processo por Dano Moral sem um Advogado. Clique aqui para saber mais…
5. Quanto tempo demora o processo?
O processo por Danos Morais pode demorar, em média, entre 01 a 03 anos. Contudo, se houver um acordo entre as partes, pode terminar muito mais rápido.
Mas vale ressaltar que também vai depender de cada caso. O importante é lembrar que a indenização é um direito seu, e você não pode desistir apenas pensando na burocracia ou eventual demora do processo.
6. Qual é a diferença entre Dano Moral e Dano Material?
Danos morais são aqueles que atingem o lado moral de um indivíduo, a sua intimidade, sua honra, sua dignidade. Já os Danos Materiais afetam o patrimônio da pessoa, ou seja, sua casa, carro etc.
Uma pessoa pode sofrer somente Dano Moral, ou apenas Dano Material, e também pode ser vítima de ambos ao mesmo tempo.
Danos Morais – O Guia Prático
No e-book “Danos Morais – O Guia Prático”, você vai encontrar tudo o que precisa saber para ir atrás dos seus direitos e entrar com a Ação de Indenização por Dano Moral sem precisar de um Advogado.
>> Clique aqui para saber mais sobre o e-book