Barra Anti Pânico – O que é? Para que serve?

Barra Anti Pânico – Veja o que é e para que ela serve…

Quando a gente lê ou ouve o nome barra anti pânico, o que vem à cabeça é segurança. Alguma coisa, um objeto que tem por função te proteger de algum imprevisto que possa por em risco a sua integridade física. Antes de falar o seu significado e para que serve, vamos falar da sua origem.

A barra anti pânico foi criada após dois graves acidentes. Um na Inglaterra, no ano de 1883, onde 183 crianças morreram porque ficaram presas. A porta de saída estava trancada. E o outro em 1903, pelo mesmo motivo, foi em Chicago, em um teatro. Foram 602 pessoas mortas. (Fonte: Wikipédia, em inglês)

barra anti panico
Imagem: Scott Brody, CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons

 Barra anti pânico – O que é? Para que serve?

A barra antipânico é uma barra mesmo, confeccionada em ferro ou outro material mais leve, porém, tão resistente quanto e instalada no lado de dentro das portas. Normalmente portas de saída de emergência, como portas corta-fogo.

Mesmo que estejam trancadas pelo lado de fora, ao acionar a barra, as portas se abrem facilmente, facilitando a evacuação das pessoas diante de um perigo iminente, tipo incêndio, vazamento de gás, etc.


Segurança sempre

Quando se trata de segurança, a prevenção é tudo. Em locais onde se concentram muita gente, por exemplo, boates, teatros, escolas, é fundamental ter instalada em suas saídas de emergências, a barra anti pânico.

Sua eficácia foi comprovada devido a velocidade e a facilidade com que as portas se abrem; contribuindo em grande número, a segurança física das pessoas.


Modelos de barra antipânico

Existem diversas lojas e fabricantes que se especializaram nesse tipo de segurança. Diversos modelos e acabamentos de barras antipânico foram criados para os diversos tipos de clientes e espaços.

Dois exemplos de barra anti pânico é a Jaque Push – em formato de barra, criado para portas de uma só folha, com acionamento rápido, seguro, silencioso e leve; podendo ser utilizado por pessoas com necessidades especiais, idosos e crianças.

O outro modelo é a Jaque Touch. Com acionamento horizontal, proporciona conforto, satisfação e é claro, a segurança dos seus usuários. Ideal para portas de até 130cm de largura e peso máximo de 200kgs por folha, podendo ser instalada em portas de uma ou duas folhas.


Instalação da barra anti pânico

Em locais com grande movimentação de pessoas, é questão prioritária e obrigatória ter uma barra anti pânico como essa. O retorno do investimento é a integridade física das pessoas, e a sua, logicamente.

Se estiver em dúvida referente a instalação, confiabilidade do produto, procure um técnico, especialista em segurança. Ele irá te ajudar e ainda fornecerá diversas dicas sobre esse assunto. Como diz o velho ditado: “seguro morreu de velho”. E vale a máxima, porque infelizmente ainda acontecem acidentes e o pior, tragédias, justamente pelo fato do não investimento neste setor.

O problema das pessoas, é que elas pensam que nunca irá acontecer com elas. Até que acontece. Então, devemos mudar nosso pensamento, ir até o futuro em nossas mentes, e constatar que segurança nunca é demais.

Deixe um Comentário