Diário, Livro de Receitas e muito mais: 3 Utilidades de um Caderno que a Tecnologia não Substitui

Agora, mais do que nunca, a tecnologia é uma grande parte da nossa vida diária: além dos nossos celulares, que são companheiros de absolutamente todos os momentos e nos servem para uma quantidade imensa de funções, há até áreas da nossa casa se tornando cada vez mais cheias de tecnologia – com dispositivos como os assistentes virtuais que respondem perguntas, ativam alarmes, acendem e apagam as luzes e muito mais.

A praticidade de todas essas tecnologias é inegável, e deixa várias partes da nossa rotina muito mais rápidas e simples – mas nada substitui a praticidade e a sensação de usar um caderno de verdade, não é mesmo?

Além daquela sensação prazerosa e inigualável da caneta passando pela folha de caderno, é um fato que o nosso cérebro tende a absorver melhor qualquer informação quando ela é escrita à mão – por isso que o caderno escolar ainda é uma ferramenta de estudos indispensável, mesmo em tempos tão modernos.


Utilidades do Caderno

E para te provar que esse item ainda pode ter um lugar muito importante na sua vida, separamos três usos simples do caderno e algumas razões para não substituir essas práticas por eletrônicos. Confira!

utilidades do caderno

Anotações práticas para o seu dia a dia

Se existe uma área onde o uso de papel e caneta é absolutamente indispensável é na hora de fazer anotações diversas – e é por isso que um bom caderno de anotações com certeza vai ser o seu melhor amigo. 

Seja aquele endereço que você não quer esquecer, alguma tarefa de que você precisa se lembrar ou até mesmo no momento de fazer uma anotação rápida e rasgar um pedacinho de papel para deixar a informação com alguém, um caderno pequeno e prático é perfeito.

Ele armazena tudo o que você precisa de maneira prática, compacta e fácil de consultar depois.


Um lugar seguro para todos os seus pensamentos

Sim, ter um diário parece “coisa de adolescente”, mas a gente garante que não é: psicólogos do mundo todo e das mais diversas vertentes atestam sobre o quão benéfico é manter um caderno exclusivo para desabafar, anotar pensamentos, ideias e sentimentos, não importa a sua idade ou estilo de vida.

Passar todas essas coisas da sua cabeça para o papel ajuda a diminuir o volume de pensamentos, a organizá-los e filtrá-los, contribuindo para o alívio de crises de depressão ou ansiedade. Além disso, a prática pode te ajudar a desenvolver e expressar sua criatividade, se tornando um exercício mental muito relaxante.

Para o máximo de liberdade, aposte em um caderno sem pauta ou um caderno pontilhado, que permite total flexibilidade na hora de colocar a caneta para funcionar. 


Receitas deliciosas e cheias de dicas especiais

Resgatar a tradição antiga dos cadernos de receitas é uma ótima maneira de não apenas armazenar suas receitas favoritas e deixar como herança ou presente para alguém especial, mas também para compartilhar dicas especiais de preparo ou ingredientes, que deixam as refeições ainda mais gostosas e com um toque personalizado. 

E aí, te convencemos de que você precisa resgatar o hábito do caderno? Tem alguma outra função que você considera indispensável? Conta tudo aqui nos comentários!

Deixe um Comentário