Amendoim – O Que Você Precisa Saber Antes de Incluí-lo na Dieta

Todos os doces que você é apaixonado (a) e que ganham a cena durante as festas juninas como pé-de-moleque, paçoca e pé-de-moça, só para citar alguns que são feitos de amendoim

Repleto de sabor, esse alimento pode oferecer muitos nutrientes para o corpo humano, mas se for consumido em excesso, também pode causar reações indesejadas.

Nos próximos parágrafos, vamos conhecer de perto o amendoim, explorando seus benefícios e malefícios, quem pode comê-lo ou não, além de algumas receitas para se fazer com essa oleaginosa tão popular no nosso continente. Confira! 

amendoim na dieta

Amendoim é bom pra quê? 

Já foi cientificamente comprovado que os benefícios do amendoim vão além do sabor e também englobam a ação de diversos nutrientes presentes nesse alimento como vitamina E, do complexo B, magnésio, zinco, fósforo, cobre, potássio e cálcio, só para citar alguns.

Todas essas substâncias contribuem para o bom funcionamento do organismo, pois auxiliam na:


Perda de peso

Quem está brigando com a balança há tempos vai encontrar no amendoim a fonte perfeita para manter a saciedade. Isso porque ele conta com três macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) que evitam a sensação de fome, fazendo com que ela demore mais tempo para surgir. 


Prevenção de diabetes tipo 2 

O diabetes é uma doença que enfraquece o nosso sistema imunológico e pode trazer outras complicações para a saúde. Alguns estudos já confirmaram que a ingestão de amendoim, seja na forma de pasta ou manteiga, pelo menos 5 vezes por semana, pode reduzir em até 30% as chances de um indivíduo desenvolver diabetes. 


Recuperação muscular 

Essa é uma boa notícia para quem pratica exercícios regularmente. A pasta de amendoim, por exemplo, pode auxiliar no ganho de massa magra, além de ajudar no combate à fadiga, melhorando o desempenho dos atletas durante os treinos e também depois dos exercícios, quando o corpo precisa repor nutrientes e sais minerais importantes para a manutenção do organismo. 


Quando amendoim faz mal?

Quando ele é consumido em excesso ou por pessoas que já possuem histórico de alergia a amendoim, esse alimento pode acabar causando “inflamações”, comprometendo o funcionamento do organismo. Já houve relatos de pessoas que tiveram problemas respiratórios ou episódios de enxaqueca. 

Neste caso é importante consultar um dermatologista para que ele possa avaliar a causa da manifestação alérgica e  indicar alimentos que não possuem esse ingrediente em sua composição. 

Agora que você já sabe mais sobre o amendoim, seus benefícios para a saúde e contraindicações, aproveite para conferir outros assuntos sobre dieta e alimentação.

Deixe um Comentário