Aprenda como começar a usar e organizar um Planner

Saiba como começar a usar e organizar um Planner…

Cada um tem sua própria maneira de organizar suas tarefas e rotina. Porém, muitas vezes, é preciso um primeiro empurrãozinho para entender e saber mais sobre como iniciar a organização do nosso dia a dia.

Neste texto, mostraremos algumas dicas para que de uma forma simples e prática, você possa usar um planner na hora de organizar suas atividades da semana. Vamos conferir?

Aprenda como começar a usar e organizar um Planner

Anote compromissos e rotinas da semana

A primeira coisa a se fazer e que por mais simples que possa parecer, vai te auxiliar muito é: anote no planner ou em um caderno todos os compromissos e as atividades importantes rotineiras da sua semana.

Inclua aquelas tarefas que ajudam a manter a organização do ambiente, ou ainda, aquelas que ajudam a saúde física e mental como idas à academia, cuidados pessoais e por aí vai.

Ao fazer isso, você conseguirá visualizar quanto tempo terá disponível e livre durante a semana para se dedicar a outras atividades e projetos.

Não se esqueça de deixar anotado também aqueles compromissos incertos. Insira-os à lápis, para que caso não se confirmem, possam ser apagados. 


Defina uma meta para a semana

Isso com toda certeza vai funcionar como um ótimo estímulo para que você possa alcançar metas a curto prazo! Para que ela seja eficiente, é sempre muito importante lembrar-se de definir um objetivo bem claro e possível.

Um ótimo exemplo pode ser um lembrete sobre tomar ao menos 2 litros de água todos os dias, ir 3 vezes à academia durante a semana, 100 páginas de um livro por dia e assim por diante. Ao registrá-las no planner e comprometer-se com elas, você fica mais motivado a cumpri-las.

A cada semana que você conseguir bater ou superar suas metas, aumenta-las com ainda mais segurança, definindo objetivos cada vez mais ousados e desafiadores.

Para que você possa sempre se lembrar da meta, deixe um post it colado em seu computador ou no espelho. O importante é que o lugar seja visto com frequência por você, para que a meta fique sempre ao alcance de sua memória.


Reveja o que não foi possível concluir

Assim que a semana acabar, reveja o seu planner e sinalize as atividades que não foram compridas por completo. Caso seu planner comece a ficar com muitas marcações, reveja suas atividades e o tempo destinado a cada uma delas.

Observe também se você não está procrastinando mais do que deveria. Para que você consiga se ajudar neste processo, deixe suas atividades diárias ainda menores e mais simples.

Das atividades não finalizadas, observe e anote as mais importantes ou urgentes em seu planner semanal, incluindo-as na lista de atividades da próxima semana. Atente-se às atividades que já estão sendo adiadas há algum tempo. Nesse caso, reveja-as e se pergunte se elas são realmente importantes.

Uma última dica é para que você defina um modelo de planner que mais se encaixe aos seus propósitos e objetivos. Ele pode ser semanal, mensal ou até um planner permanente! O importante é que ele cumpra a função de facilitar o seu dia a dia.

Esse caminho parece  longo, mas, ao organizar um planner personalizado sobre suas atividades com certeza vai mudar a sua vida e sua relação com obrigações e compromissos. Partiu organizar!

Deixe um Comentário