Saiba como escolher mármores e granitos para a sua casa…
Você está construindo ou reformando a sua casa e está com dúvidas sobre como utilizar as pedras nos ambientes? Então vem comigo que eu te oriento nessa etapa tão importante. Afinal, além da beleza, há vários outros itens que devemos levar em conta.
Veja, a seguir, como escolher corretamente os mármores e granitos para a sua casa…
Mármores x Granitos – Qual a diferença?
Primeiro, é importante você saber a diferença entre mármores e granitos. Então vamos lá…
Mármores
- São pedras que têm na sua composição calcário e dolomita;
- Costumam ser mais caros;
- Mais suscetíveis ao aparecimento de manchas, por serem mais porosos;
- Costumam ter uma aparência mais suave e delicada.
Granitos
- São pedras que têm na sua composição quartzo, feldspato, mica, piroxênios e anfibólios;
- Os preços costumam ser mais em conta;
- São mais resistentes e impermeáveis;
- Têm um visual mesclado.
Bom, essas são as principais diferenças. Com isso, devemos nos atentar a outros aspectos como: ambiente da casa, o quanto vamos poder investir financeiramente e o quanto estamos dispostos a cuidar da limpeza da pedra.
Ambientes da Casa
Em cozinhas ou em lugares que serão usados produtos químicos pesados, como garagens, o recomendado é o uso de granito. Justamente por serem mais impermeáveis (não absorverão a gordura na hora de fritar um alimento) e por serem mais fáceis de limpar.
Nesses ambientes também, as cores de pedras mais escuras são mais recomendadas. Nas mais claras, a sujeira é mais perceptível, o que nos obrigará a fazer uma limpeza com mais frequência.
Só devemos ter o cuidado para fazer um equilíbrio das cores que serão usadas na bancada e no piso e evitar que fique uma cozinha muito pesada, apenas com cores escuras.
Áreas internas da casa
Os mármores, por terem uma beleza suave, podem ser usados em áreas mais internas da casa, como as salas. A escolha da cor dependerá do que desejamos transmitir às pessoas que entram no ambiente. As cores claras, por exemplo, dão um ar mais leve e a impressão de um ambiente mais aberto.
Em banheiros, podemos usar qualquer uma das duas pedras e cores. Na bancada, devemos nos atentar quanto aos prós e contras de cada uma delas e analisar quais pessoas a usarão. Banheiros que crianças usam costumam ter a bancada suja de pasta de dente mais constantemente.
Nas escadas, podemos fazer uso do granito. Pois por ser uma área de grande passagem, o mármore tende a ficar mais riscado.
Conclusão
Uma dica que dou, se você estiver com dúvida em relação às cores, é pedir amostras e levar para a casa. Assim você poderá comparar com os móveis, as cores das paredes e decidir com mais calma.
Lembre-se que na limpeza de mármores e granitos, devemos evitar o uso de água sanitária ou produtos fortes. O recomendado é um pano úmido com detergente neutro e incolor.
Compartilhe o artigo com quem está construindo ou reformando. Essas dicas são bem úteis! 🙂