Veja as vantagens e desvantagens dos pisos laminados…
Com boa aceitação, o piso laminado é um tipo de revestimento que apresenta ótimo custo-benefício, grande vida útil e agrada pela beleza. O custo é muito atrativo quando comparado a outros materiais, em especial os de madeira natural. A variedade de modelos, desenhos e texturas permite fazer diferentes combinações.
No post de hoje vamos abordar um pouco mais sobre os pisos laminados, vantagens e desvantagens. Boa leitura!
Pisos Laminados: Vantagens e Desvantagens
Pisos laminados – O que são?
São pisos feitos a partir de lâminas de madeira de reflorestamento, aglomerados de HDF e/ ou madeira de reuso. Seu comprimento e largura podem ser variados. A camada superior das lâminas recebem resina de melamina e uma camada decorativa que simula a madeira.
São duas linhas de pisos laminados, madeira e alto tráfego.
Lâminas em madeira
É feito de lâminas de madeira com espessura de 7 mm ,com largura e comprimento variadas. Traz na superfície madeira natural e revestimento em verniz de alta resistência. Cada régua pode apresentar desenhos e tons diferentes, proporcionando uma harmonia para os diferentes ambientes. Sua aplicação é direcionada principalmente para residências e ambientes com pouco tráfego de pessoas.
Alto tráfego
Os modelos de alto tráfego são mais resistentes a desgastes e riscos. Produzidos em HDF (micropartículas de madeira que passam por alta pressão), esse tipo de piso laminado recebem verniz, papel decorativo e também pode ter vários padrões. É indicado para áreas comerciais e que tem grande fluxo de pessoas. Entre suas principais características estão alta resistência a luz e calor.
Quais as vantagens dos pisos laminados?
Pisos laminados são interessantes, pois além do baixo- custo também tem as seguintes características:
ambos os modelos apresentam fácil instalação e manutenção;
a limpeza não requer materiais especiais, assim como outros revestimentos. Basta apenas um pano úmido e vassoura de cerdas macias;
a maioria deles são antialérgicos;
são bonitos e confortáveis. São especialmente aconchegantes em locais de clima frio.
favorece o revestimento térmico e acústico para o ambientes, sobretudo quando instalados sobre mantas de polietileno.
Pisos Laminados: Vantagens e Desvantagens
Quais as desvantagens do piso laminado?
Como nem tudo são flores, vamos as desvantagens:
Não pode ser lavado, uma vez que não apresenta alta resistência a água, podendo implicar no estofamento da superfície. O motivo é que que eles não são colados e sim encaixados e ao derramar grande quantidade de água o piso pode ficar danificado.
Não é indicado para áreas externas para não sofrer com fatores como luz excessiva e chuva.
Não é muito indicado para quem tem pets, pois com o tempo pode ficar escorregadio.
Como conservar os pisos laminados?
Apesar de apresentar uma durabilidade maior que os pisos convencionais de madeira, requer alguns cuidados para elevar sua vida útil, acompanhe:
Evite contato com água e exposição ao sol, que pode deformar as peças.
A limpeza dispensa produtos específicos.
Motivos para optar por esse modelo de piso?
O principal diferencial do piso laminado é seu custo-benefício. Ele é vendido por um valor bem abaixo dos pisos de madeira natural, contudo possui uma aparência muito próxima. O baixo custo é resultado do processo de fabricação. além disso, a instalação é mais ágil, diminuindo quantidade de sujeira.