Como Reaproveitar Azulejos Antigos?

Veja como reaproveitar azulejos antigos…

Reduzir, reciclar e reutilizar são atitudes que vêm sendo tomadas cada vez com mais frequência na vida das pessoas. Além de contribuir com o meio ambiente, essas medidas também ajudam a contornar a crise financeira e a economizar um bom dinheiro, principalmente quando o assunto é construção e decoração de ambientes.

Tendo isso em mente, como é possível reaproveitar ou ressignificar materiais esquecidos de uma velha obra como os azulejos antigos?

Como Reaproveitar Azulejos Antigos?

Como reaproveitar azulejos antigos?

O artesanato é provavelmente a alternativa com maior diversidade de opções para reutilizar essas peças. Existem diversas técnicas que incorporam os azulejos antigos em móveis como mesas, bancos e outros itens de decoração como vasos de flores. Com uma gama imensa de possibilidades, uma peça simples pode se tornar uma verdadeira obra de arte com belíssimos mosaicos e outras composições.

Além disso, essas peças cerâmicas podem ganhar um significado completamente diferente que vai além da sua função de revestir, se tornando – através de muita criatividade – desde bandejas para servir comidas bebidas a até mesmo apoio para copos. E o melhor de tudo: há vários tutoriais e ideias disponíveis na internet.

   
 

Pintura

Uma outra opção é a pintura dos azulejos. Ideal para quem quer modificar o revestimento de suas paredes ou pisos sem gastar muito, a pintura pode repaginar completamente o visual de azulejos antigos. Com tintas especiais e apropriadas para este tipo de serviço, a pintura pode tanto preservar o relevo caso o azulejo o tenha, ou até mesmo deixá-lo completamente liso.

Dentro do universo da pintura, há ainda técnicas de desenho em azulejos capazes de transformá-los em belas placas e quadros decorativos. Apesar de exigirem uma habilidade manual mais específica, essa é uma boa alternativa até mesmo para vender e conseguir uma renda extra no fim do mês.

Caquinhos

Além disso se engana quem pensa que as pequenas sobras e pedacinhos de azulejos antigos de modelos e cores diferentes não tem o seu valor. Esses caquinhos podem ser utilizados na pavimentação de quintais, tornando o concreto cinza e sem graça num chão colorido e com vida. Além disso, hortas e jardins também podem ser decorados com eles, basta soltar a imaginação.

Venda os azulejos antigos

Caso nenhuma dessas alternativas o agrade, vender o material para outras pessoas pode ser uma boa opção. Existem diversos sites de compra e venda de materiais usados e as sobras e os azulejos antigos têm destaque entres os produtos oferecidos, além da velha e boa divulgação entre os vizinhos, parentes e amigos que possivelmente podem fazer uma reforma.

Portanto, são incontáveis os diversos fins que esse material pode ter. Com um pouco de inspiração e trabalho até mesmo objetos que estão completamente sem uso como os azulejos antigos, podem ser completamente revitalizados e se tornarem uma ótima peça tanto para a utilização pessoal como para vendas. Por isso, pense duas vezes antes de descartar qualquer coisa, a natureza e o seu bolso agradecem.

 




Deixe um Comentário