Chapas de Aço Galvanizado x Aço Inox: Quais as Diferenças?

Veja quais as diferenças entre chapas de aço galvanizado e de aço inox…

Chapas de aço são muito versáteis e podem ter aplicações variadas. Por isso, é comum encontrá-las em diferentes materiais e composições, cada um adequado para utilizações específicas.

Dentre esses modelos, se destacam as chapas de aço inoxidável e as galvanizadas, ambas muito utilizadas na construção civil e na área industrial, mas que possuem algumas diferenças, como veremos neste artigo.

 Chapas de aço galvanizado x aço inox: Quais as diferenças?

 

Chapas de aço galvanizado x aço inox: Quais as diferenças?

 

Chapas de aço galvanizado

O nome deste aço deriva do processo de galvanização a que ele é submetido. Nesta técnica, o aço é revertido por uma camada de de zinco que garante à peça grande resistência à corrosão.

Isso faz com que elas possam ser utilizadas com diversos objetivos, como confecção de telhas e telhados, em peças estruturais, além da fabricação de vários equipamentos industriais, como automóveis, eletrodomésticos e maquinário pesado.

Entretanto, a proteção a corrosão do aço galvanizado é limitada, sendo perdida principalmente em locais salgados ou com maresia, onde seu uso deve ser evitado.

Além disso, a própria camada de zinco pode sofrer com ferrugem em alguns casos, tornando necessário a pintura da chapa com tintas anticorrosivas, como as de chumbo, oferecendo uma segunda camada de proteção ao aço.

Chapas de aço inoxidável

Já o aço inoxidável, ou inox, como também é conhecido, ganha resistência à corrosão a partir de ligas diferenciadas, que utilizam principalmente cromo e níquel durante sua fabricação.

   
 

Essa liga é muito resistente às ações da natureza, sendo utilizada com uma infinidade de propósitos, como a elaboração de estruturas pesadas, perfis metálicos, ferramentas e muitos outros na construção civil.

Também é aplicado largamente na indústria de maquinários alimentícios, como freezers e empacotadoras, e até mesmo para confecção de talheres.

 

Chapas de aço galvanizado x aço inox: Quais as diferenças?

 

Mesmo com uma boa resistência química, o aço inoxidável pode sofrer corrosão na presença de alguns agentes, principalmente ácidos, como o sulfúrico e o hidrofluórico. Por isso, sua aplicação não é recomendada em locais com presença de chuva ácida ou em ambientes quimicamente hostis, embora existam ligas de aços adequadas para esta finalidade.

Peças de aço inox também não podem ter contato constante, já que o atrito entre ambas pode danificar a camada de óxido protetora, dando início à deterioração do material.

Preço das chapas de aço galvanizado e inox

Outro ponto que diferencia ambas chapas é o seu preço no mercado. Chapas de aço galvanizado custam a partir de 4 reais por quilo. Já o valor das de aço inox variam consideravelmente conforme o tipo de liga, mas são geralmente mais caras que as anteriores, sendo encontradas a partir de 15 reais por quilo, nas ligas mais usuais.

Entretanto, o preço de ambos materiais podem variar bastante em função de algumas variáveis, como tratamentos especiais, tipo de corte ou então se são peças padronizadas ou feitas sob medida, por encomenda.

Ambos materiais podem ser muito resistentes e duradouros, desde que aplicados de maneira correta e obedecidos seus limites de utilização, garantindo peças e estruturas confiáveis e de alta qualidade por muitos anos.

 




Deixe um Comentário