O TikTok Music, o novo app de música integrado no Tik Tok, já está disponível para os usuários na plataforma… Ganhe dinheiro com o seu TikTok em 30 dias…
A ByteDance, empresa que é proprietária da rede social, já possuía um app de música separado, o Resso. Resta saber, agora, se ele será mantido ou se os usuários irão migrar para o TikTok.
O lançamento do TikTok Music vem para aquecer ainda mais o mercado e acirrar a concorrência entre os apps de música, como Spotify, Apple Music etc.
TikTok Music – App de Música do Tik Tok
O TikTok Music – o novo aplicativo de música do Tik Tok, é totalmente integrado com a rede social, facilitando o acesso aos usuários que precisam apenas selecionar a aba “Música” no topo, para acessa-lo.
Feito isso, a primeira música já começa a ser tocada, e no topo aparecem duas opções: “Favoritos” e “Mistura Diária”. Na primeira, irão tocar músicas que você favoritou no app, e na segunda, músicas fornecidas pelo algoritmo.
Para mudar de faixa, o funcionamento é igual ao resto do aplicativo do TikTok: é só arrastar pra cima para mudar de música.
Em uma primeira impressão, o catálogo do app conta com músicas nacionais e internacionais, trechos da bíblia e piadas. É possível que também venha a ter podcasts…
Vantagens para os usuários
O TikTok Music traz uma série de benefícios para os usuários, sendo o primeiro deles a comodidade. Isso porque, o usuário que está usando a rede social e quer ouvir música não precisa abrir outro app, basta mudar de aba no próprio TikTok.
Se seguir o mesmo modelo dos apps concorrentes, o TikTok Music deve ser gratuito com anúncios (apesar de ainda não estar aparecendo nenhum, até o momento), e também é possível que seja lançado uma versão paga mais adiante, sem anúncios.
Outra vantagem para os usuários é ter acesso fácil ao perfil do artista no TikTok, bastando clicar no nome do artista para acessar o seu perfil na rede social. Além disso, pode salvar as músicas que gostar para tocar na sua lista de Favoritos.
Vantagens para os artistas
Para os artistas, o TikTok Music tem potencial para ser uma grande ferramenta de apresentação das músicas para novos usuários, através da playlist algorítmica.
Além disso, ter o perfil de artista no TikTok facilmente conectado com o app de música, provavelmente irá ajudar no crescimento da base de fãs na rede social, o que só tende a ajudar nos próximos lançamentos de músicas.
No entanto, resta saber qual será o modelo de pagamento de royalties para os artistas, já que grande parte deles depende bastante da renda proveniente dos aplicativos de streaming de músicas.
Vantagens para o TikTok
Para a ByteDance, proprietária da rede social, essa é uma jogada de mestre. Isso porque, ela fideliza ainda mais os usuários já existentes, além de conquistar possíveis novos usuários para o app de música.
Ela também aumenta ainda mais o tempo de uso do aplicativo, pois o usuário não precisa mais sair do TikTok e abrir o Spotify (ou outro app de música) para ouvir o som que acabou de ver alguém usando em um vídeo. Basta mudar de aba (ou clicar no som, quem sabe) e abrir o TikTok Music!
Isso certamente irá atrair mais usuários e anunciantes para a plataforma, o que só tende a beneficiar a empresa, no médio e longo prazo.
O TikTok vai se tornar uma Gravadora Musical?
Em um vídeo recente no seu canal, o músico e youtuber Damian Keyes aborda a probabilidade de o TikTok vir a se tornar uma gravadora musical, porque estavam contratando um A&R (Artistas e Repertório) – alguém responsável por descobrir novos talentos.
Assista ao vídeo, abaixo (em inglês):
Se formos analisar, não é tão absurda assim essa possibilidade. Isso porque, o TikTok tem dinheiro, tem os usuários e artistas no app, tem uma plataforma de distribuição de músicas (SoundOn) e agora tem o próprio aplicativo de música, o TikTok Music.
Conclusão
Em um mercado bilionário que não para de crescer, o de streaming de músicas, o lançamento do TikTok Music traz muitas vantagens para os usuários, artistas e para a própria empresa dona da rede social.
Ao mesmo tempo, ameaça a soberania dos outros apps de música existentes no mercado, e deixa uma dúvida sobre qual será o modelo de remuneração para os artistas.
E você, o que acha? Deixe sua opinião nos comentários ao final da página…