Quais são as Disciplinas do Curso de Medicina?

Veja quais são as principais matérias estudadas na Faculdade de Medicina…

Se você está pensando em seguir carreira na área da saúde, mais especificamente na Medicina, é bom se preparar pois esse é um dos cursos mais concorridos do Brasil.

Para saber um pouco mais sobre o tema, confira agora quais são as principais disciplinas do Curso de Medicina…


Quais são as Disciplinas do Curso de Medicina

Quais são as Disciplinas do Curso de Medicina?

A Medicina é uma das áreas do conhecimento responsável pela manutenção e restauração da saúde, atuando na prevenção e na cura das doenças que afligem não só os humanos, como também os animais.

O estudante de Medicina realmente precisa gostar da área, pois é um curso que exige muito dos alunos, além da responsabilidade que ele terá com a vida dos pacientes, depois de formado.

Veja, a seguir, algumas das principais matérias que costumam fazer parte da grade curricular nos cursos de Medicina:


Anatomia

A Anatomia estuda toda a organização estrutural dos seres vivos, como sistemas, órgãos e tecidos, a aparência e posição das várias partes, as substâncias de que são feitos etc.


Fisiologia

A Fisiologia estuda as funções moleculares, mecânicas e físicas nos seres vivos. Em resumo, ela estuda o funcionamento do organismo como um todo.


Farmacologia

A Farmacologia estuda as substâncias químicas e como elas interagem com os sistemas biológicos. Abrange a composição de medicamentos, toxicologia, efeitos desejáveis, dentre outros, que podem ser usados no tratamento das enfermidades.

Essa é uma das áreas essenciais na formação acadêmica, pois vai orientar o raciocínio médico no tratamento das doenças. Por isso, é recomendável que o estudante realize cursos de farmacologia, para ampliar os conhecimentos adquiridos na faculdade.


Imunologia

A Imunologia estuda o sistema imunológico dos organismos, como o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo no estado sadio ou não, casos de doenças imunológicas (doenças autoimunes) etc.


Histologia

A Histologia estuda a estrutura microscópica e as funções das células, tecidos e órgãos que compõem os organismos animais e vegetais.


Patologia

A Patologia estuda os órgãos, tecidos e fluidos corporais, a fim de fazer um diagnóstico das doenças. Ou seja, analisa as alterações estruturais e funcionais das células, tecidos e órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Matérias do curso de medicina

Outras Matérias Importantes do Curso de Medicina 

Além das disciplinas citadas acima, existem diversas outras matérias que também são importantes e estão presentes na grade curricular da faculdade de Medicina, como por exemplo:

  • Biologia Celular;
  • Embriologia;
  • Traumatologia;
  • Pediatria;
  • Ginecologia;
  • Clínica Médica;
  • Cirurgia;
  • Dentre outras…

Conclusão

Como já dito no início, se você tem paixão pela área da saúde, em especial pela Medicina, é bom se preparar bastante. Isso porque, o vestibular é muito concorrido e o curso exige demais dos seus estudantes.

Mas, certamente, a recompensa de poder salvar vidas no futuro faz valer a pena todo o esforço! 

Deixe um Comentário