Casas Modulares Pré-fabricadas: Vale a Pena?

Saiba se vale a pena investir em casas modulares pré-fabricadas…

O conceito de Casas Modulares obedece à uma mesma lógica em todo o mundo, porém, no território nacional seguem certas particularidades como do mesmo modo, por exemplo, as tomadas que cumprem uma mesma função em qualquer lugar do mundo mas que têm desenhos diferentes em cada local, aqui, nos Estados Unidos, etc.

Apesar de existir ao redor do mundo há já muito tempo, esse modelo de construção é recente no Brasil e sofre com a alta taxa de impostos, fazendo com que o valor final da casa aqui possa ser até 20% maior que nos E.U.A por exemplo.

 

Casas Modulares Pré-fabricadas: Vale a pena?

 

Casas Modulares Pré-fabricadas: Vale a pena?

Uma boa vantagem em se optar por esse tipo de projeto é porque a execução muito mais rápida e reduz necessidade de mão de obra.

A construção deste tipo de casa é mais simples que as convencionais pois o peso dos materiais usados, painéis ou blocos, é menor comparado a cimento e tijolos portanto não exige fundações complexas e caso venha a ser demolida o terreno ainda estará em condições de ser utilizado para receber outros empreendimentos como prédios ou estacionamentos.

Após uma análise do solo e das condições do terreno, o engenheiro responsável realiza o planejamento da obra que via de regra deverá ser aprovada pela prefeitura local.

   
 

Construção da casa modular

Primeiramente então as fundações são criadas para suportar a estrutura e em seguida os blocos modulares são encaixados sobre ela e a casa ganha vida progressivamente. Após terminado o esqueleto da casa com chão e paredes se inserira-rá o telhado e as telhas então finalmente conclui-se com a instalação da parte elétrica e hidráulica.

Como pode existir semelhanças entre as casas do mesmo modelo muitas pessoas optam por pintar suas casas de modo personalizado, assim, não é incomum em vilas com diversas casas modulares encontrar-se construções bastante semelhantes mas com cores bem diferentes, uma azul, uma branca, outra vermelha e por aí vai.

Materiais das casas modulares

Os tipos podem variar muito entre aço, concreto, madeira, etc. Os custos para se adquirir uma casa modular pré-fabricada ao contrário do que se pode pensar é em geral superior ao de uma construção comum. Talvez se realizadas num projeto em larga escala o valor poderia ser barateado.

A vantagem no aspecto financeiro em relação a elas é que o proprietário pode ter uma noção muito mais aproximada do preço final da obra terminada e encontra facilidades junto aos trâmites comuns e licenças usualmente requeridas para projetos dessa natureza e dispondo de apenas um limitado catalogo de modelos pode vir à reduzir honorários com arquitetos.

As casas pré fabricadas são designadas para um terreno adequado para receber a colocação das mesmas e têm-se o privilégio de poder escolher o modo de dispor os cômodos e espaços personalizando sua vivenda. E finalmente, as casas modulares estão dentro de um certo número de modelos, portanto, talvez precisemos mais nos adaptar a casa do que ela a nós.

 




Deixe um Comentário