Brainly – Saiba o que é e como ele funciona…
O Brainly é uma empresa polonesa, criadora de uma plataforma digital que permite o contato direto entre estudantes dos ensinos fundamental e médio. Está disponível em diversos países, inclusive no Brasil em português e em mais 13 idiomas.
A sua primeira versão foi lançada em 2009, mas naquela época, o nome da plataforma era Zadane. O nome sofreu modificações ao longo do tempo enquanto se tornava disponível em outros países, até se tornar Brainly.
Brainly – O que é? Como funciona?
O sistema do Brainly foi designado pensando-se no funcionamento de um jogo. No primeiro acesso o usuário já ganha pontos que permitem a utilização de alguns recursos, quanto mais tempo utiliza a plataforma, mais pontos ganha para garantir que tenha acesso a outras áreas do site.
Esse sistema também permite influenciar o usuário a passar mais tempo dentro do site e a instrui-lo quanto ao seu funcionamento.
O principal objetivo do site é engajar o estudante para as atividades de ensino, tornando seus estudos mais agradáveis e melhorando sua atenção. O sistema também é mais atrativo para jovens, fazendo que o tempo que passam na internet seja melhor aproveitado.
Como funciona o Brainly?
O funcionamento também é bem similar com o de outras redes sociais, é daí que vem o termo “social learning”, para representar o aprendizado social e colaborativo.
Para que o estudante ganhe mais pontos ele deve realizar perguntas, que podem ser dúvidas sobre as aulas ou sobre a lição de casa.
Outra maneira de se ganhar mais pontos no Brainly é ajudando a outros estudantes, respondendo a dúvidas e discutindo sobre determinados assuntos.
Brainly – Respostas de qualidade
Os alunos que mais se destacam no Brainly são aqueles que são capazes de darem respostas claras e bem explicadas. A qualidade das respostas é avaliada pelos moderadores e os alunos recebem mais pontos e destaque por isso.
O método de pontuação e avaliação também contribui para que os estudantes se sintam motivados a auxiliar os demais companheiros, em outras palavras, quanto mais se ajuda, mais perguntas poderão ser realizadas.
Ao se registrar, o aluno deve informar seu grau de escolaridade, isso para que o sistema seja capaz de determinar quais as questões estão disponíveis para ser respondidas.
Feed de perguntas
Assim como nas redes sociais, o usuário se depara com um feed de perguntas que foram designadas para ele com base no seu nível de escolaridade e que podem ser respondidas por ele.
É possível ainda realizar a filtragem das perguntas com base nas matérias que estão disponíveis no Brainly, tornando a interface mais fácil de ser utilizada.
Os usuários também são responsáveis por garantir a qualidade das respostas, respostas erradas ou inapropriadas podem ser denunciadas e são analisadas pelos moderadores.
Conclusão
O Brainly é uma excelente maneira de incentivar os estudantes a terem mais contato com o ensino e ao mesmo tempo sanarem suas dúvidas e ajudar companheiros de estudo.
A plataforma ainda permite a socialização dos estudantes por meio de mensagens privadas, comentários no perfil e em perguntas.