Tubos de Concreto: Como Escolher?

Para quem não sabe, os tubos de concreto são utilizados para o escoamento de água e são uma parte importante na construção de sistema de esgoto e de rede de captação pluvial.

É de extrema importância para um escolha correta e utilização adequada dos tubos, evitando, assim, possíveis consequências, como contaminação do meio ambiente, vazamentos e desabamento — que pode ser causado pelo enfraquecimento do substrato em que os tubos de concreto ficam conectados.

Além disso, para a utilização dos tubos é necessário seguir algumas especificações que regulamentam o uso para fins específicos. Ao seguir corretamente as técnicas exigidas, você evitará um trabalho a mais e processos judiciais.

Tubos de concreto: Como escolher?

 Tubos de Concreto – Como escolher?

Para evitar erro na hora de escolher qual o tubo de concreto

mais adequado para a finalidade de sua obra, foram inventadas nomenclaturas simples para fazer distinção dos diferentes tipos. Veja a seguir!

Redes pluviais

São redes independentes da galeria e do sistema de esgoto e servem para captar a água da chuva, como o nome já diz. Essa água captada é direcionada para uma empresa responsável pelo tratamento da água na cidade.

Seu destino é diferente da rede de esgoto, portanto, é necessário que o sistema seja independente para que não seja possível a passagem de lixos, detritos e contaminantes em geral para a água transportada.

Dessa forma, elimina-se a necessidade de acessórios adicionais nos tubos — como nos tubos de esgoto —, pois somente sedimentos e água passam por eles.

   
 

Tipos de tubos de concreto

As nomenclaturas dos tubos de concreto para redes pluviais são:

  • PS 1: designa tudo que não possuem armação, com diâmetro de 200 a 600mm e possuem carga de resistência mínima de à ruptura, variando de 16 kN/m a 24 kN/m — unidade utilizada para medir pressão;
  • PS 2: também designa tubos de concreto sem armação, porém, possuem carga mínima de 24 kN/m a 36 kN/m;
  • Tubos de concreto armado: Possuem um diâmetro de até 2000 mm. As nomenclaturas designadas são PA 1, PA 2, PA 3 e PA 4, variando de acordo com tamanho e carga mínima de fissura.

Tubos de concreto: Como escolher?

Redes de esgoto

Os tubos das redes de esgoto são diferentes dos de redes pluviais, pois apresentam junta elástica na inserção das peças, facilitando a vazão dos resíduos com a água. Essa junta elástica é obrigatória e regida pela ABNT NBR 8890:2008.

São divididos em:

  • EA: Não possuem armação. Seu diâmetro varia de 200 a 600mm, com carga mínima de resistência variando de 36 a 54 kN/m;
  • EA 2, EA 3 e EA 4: São tubos armados, como diâmetro que varia de 300 a 2000mm e a carga mínima de resistência a ruptura pode varias de acordo com os tamanhos.

Sendo assim, não é difícil entender as nomenclaturas dos tubos de concreto e distingui-las se reparar que E é para esgoto e P para pluviais. Lembre-se apenas de conferir corretamente as especificações que você irá necessitar — como tamanho, diâmetro, resistência e armação — para que não haja erro na utilização. Até a próxima!

 




Deixe um Comentário