Veja como um simples vídeo acabou unindo as pessoas na busca da solução para um problema relatado por um usuário portador da doença… Ganhe dinheiro no TikTok em 30 dias…
O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.
Essas alterações acabam dificultando as tarefas mais simples do cotidiano, como por exemplo, tomar o remédio de Parkinson, que foi justamente o problema relatado por um usuário no TikTok.
Jimmy Choi
O americano Jimmy Choi foi diagnosticado com a Doença de Parkinson aos 27 anos. Ao estudar mais sobre o assunto, descobriu que exercícios físicos ajudam no combate à progressão da doença.
Passados mais de 10 anos, ele já completou mais de 100 meia-maratonas, 16 maratonas, 1 ultra-maratona, provas do Iron Man, e muitas outras, e compartilha treinos e dicas para os portadores da doença, no seu perfil do TikTok.
Além disso, ele frequentemente participa de arrecadações de fundos, já tendo arrecadado mais de 500 mil dólares para pesquisas sobre a doença, juntamente com sua esposa.
A corrente do bem
Certo dia, Jimmy postou um vídeo diferente no TikTok, onde relatava a dificuldade que tinha para tomar o remédio, devido às limitações dos movimentos – em consequência do Parkinson – e o tamanho do frasco e dos comprimidos.
Comovidos, diversos usuários pensaram em formas de ajuda-lo, até que o vídeo chegou no cinegrafista americano Brian Alldridge, que não tinha nenhuma experiência em design de produtos, mas queria muito ajudar.
Ele começou, então, a aprender a mexer no software de modelagem 3D “Fusion 360” e, alguns dias depois, postou um vídeo no TikTok com um design para um frasco de comprimidos mais acessível: uma base rotativa que isola um único comprimido, dispensado através de uma calha para uma pequena abertura na parte superior.
Tirando a ideia do papel
Como Alldridge não tinha uma impressora 3D, ele chegou até a ligar para o TikTok, na busca por alguém que pudesse tentar fabricar o frasco que ele havia desenhado para o Jimmy.
No entanto, para sua surpresa, o seu vídeo também atraiu diversas pessoas dispostas a ajudar, e vários se ofereceram para imprimir o seu design.
Vários engenheiros e entusiastas da impressão 3D trabalharam, então, no aperfeiçoamento do projeto, que já está pronto para uso e distribuição.
Fechando com chave de ouro
Pra fechar essa história incrível com chave de ouro, Brian Alldridge – que desenhou a primeira versão do frasco, procurou um advogado para garantir que o projeto seja patenteado como “open source”, ou seja, de domínio público.
Assim, ele planeja deixar as organizações sem fins lucrativos fabricarem os frascos em massa, para vender a preço de custo e/ou com os eventuais lucros revertidos para entidades filantrópicas, como por exemplo, a Fundação Michael J. Fox (que apoia pesquisas sobre o Mal de Parkinson).
Testado e aprovado
Jimmy Choi ficou super empolgado com o novo frasco. Ele conta que, além de diminuir a quantidade de tempo que leva para pegar um comprimido, também reduz significativamente a frustração e a ansiedade que geralmente vinham junto.
O estresse piora os sintomas do Parkinson, mas com esta garrafa, “o nível de ansiedade desaparece”, diz ele. “O tempo que leva e o risco de derramar essas pílulas no chão em público é quase zero.”
Na mídia
Assista, abaixo, à reportagem exclusiva da Mashable sobre a história, no YouTube (em inglês):
Você também pode ler mais sobre o assunto no site The Verge.
Para mais informações sobre o Mal de Parkinson, e para saber como obter ajuda com a doença, visite o site da Associação Brasil Parkinson: https://www.parkinson.org.br/.