Corrente do Bem no TikTok ajuda Pessoas com Mal de Parkinson

Veja como um simples vídeo acabou unindo as pessoas na busca da solução para um problema relatado por um usuário portador da doença… Ganhe dinheiro no TikTok em 30 dias…

 

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

Essas alterações acabam dificultando as tarefas mais simples do cotidiano, como por exemplo, tomar o remédio de Parkinson, que foi justamente o problema relatado por um usuário no TikTok.

Corrente do Bem no TikTok Ajuda Pessoas com Mal de Parkinson.

Jimmy Choi

O americano Jimmy Choi foi diagnosticado com a Doença de Parkinson aos 27 anos. Ao estudar mais sobre o assunto, descobriu que exercícios físicos ajudam no combate à progressão da doença.

Passados mais de 10 anos, ele já completou mais de 100 meia-maratonas, 16 maratonas, 1 ultra-maratona, provas do Iron Man, e muitas outras, e compartilha treinos e dicas para os portadores da doença, no seu perfil do TikTok.

Além disso, ele frequentemente participa de arrecadações de fundos, já tendo arrecadado mais de 500 mil dólares para pesquisas sobre a doença, juntamente com sua esposa.


A corrente do bem

Certo dia, Jimmy postou um vídeo diferente no TikTok, onde relatava a dificuldade que tinha para tomar o remédio, devido às limitações dos movimentos – em consequência do Parkinson – e o tamanho do frasco e dos comprimidos.

RECOMENDADO:  Comunidade Terapêutica: O que é? Como Funciona?

Comovidos, diversos usuários pensaram em formas de ajuda-lo, até que o vídeo chegou no cinegrafista americano Brian Alldridge, que não tinha nenhuma experiência em design de produtos, mas queria muito ajudar.

Ele começou, então, a aprender a mexer no software de modelagem 3D “Fusion 360” e, alguns dias depois, postou um vídeo no TikTok com um design para um frasco de comprimidos mais acessível: uma base rotativa que isola um único comprimido, dispensado através de uma calha para uma pequena abertura na parte superior.


Tirando a ideia do papel

Como Alldridge não tinha uma impressora 3D, ele chegou até a ligar para o TikTok, na busca por alguém que pudesse tentar fabricar o frasco que ele havia desenhado para o Jimmy.

No entanto, para sua surpresa, o seu vídeo também atraiu diversas pessoas dispostas a ajudar, e vários se ofereceram para imprimir o seu design.

Vários engenheiros e entusiastas da impressão 3D trabalharam, então, no aperfeiçoamento do projeto, que já está pronto para uso e distribuição.

 
@brianalldridge

Update on the pill bottle project. A huge thank you to everyone who has poured so many hours into this. #science #3dprinting #parkinsonsdisease

♬ So Fine – Trees and Lucy

Fechando com chave de ouro

Pra fechar essa história incrível com chave de ouro, Brian Alldridge – que desenhou a primeira versão do frasco, procurou um advogado para garantir que o projeto seja patenteado como “open source”, ou seja, de domínio público.

RECOMENDADO:  Máscara 3M: sinônimo de qualidade e segurança contra vírus e microorganismos

Assim, ele planeja deixar as organizações sem fins lucrativos fabricarem os frascos em massa, para vender a preço de custo e/ou com os eventuais lucros revertidos para entidades filantrópicas, como por exemplo, a Fundação Michael J. Fox (que apoia pesquisas sobre o Mal de Parkinson).


Testado e aprovado

Jimmy Choi ficou super empolgado com o novo frasco. Ele conta que, além de diminuir a quantidade de tempo que leva para pegar um comprimido, também reduz significativamente a frustração e a ansiedade que geralmente vinham junto.

O estresse piora os sintomas do Parkinson, mas com esta garrafa, “o nível de ansiedade desaparece”, diz ele. “O tempo que leva e o risco de derramar essas pílulas no chão em público é quase zero.”


Na mídia

Assista, abaixo, à reportagem exclusiva da Mashable sobre a história, no YouTube (em inglês):

Você também pode ler mais sobre o assunto no site The Verge.

Para mais informações sobre o Mal de Parkinson, e para saber como obter ajuda com a doença, visite o site da Associação Brasil Parkinson: https://www.parkinson.org.br/.

 
Viu Só?
Viu Só?

A equipe do Viu Só? é formada por escritores experientes e especialistas em diversas áreas, dedicados a fornecer conteúdo de qualidade para nossos leitores em uma ampla gama de tópicos. De cursos online a dicas de saúde, tecnologia e entretenimento, estamos comprometidos em oferecer informações úteis e interessantes para ajudar você a explorar e entender o mundo ao seu redor. Além disso, também oferecemos uma variedade de ferramentas online, para facilitar a sua vida digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *