Sebrae: O que é? Como Funciona?

Sebrae – Saiba o que é, como funciona e como ele pode te ajudar…

O SEBRAE é um serviço autônomo brasileiro, que presta serviços de apoio às micro e pequenas empresas. Muitos empreendedores na maioria das vezes não conseguem dar andamento aos seus projetos e nem mesmo inicia-los, isso acontece por falta de conhecimento no ramo em que está se iniciando.

O papel do SEBRAE é justamente o de incentivar a competitividade entre micro e pequenas empresas, auxiliando o empreendedor a traçar os planos para sua empresa.

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos

 Sebrae: O que é? Como funciona?

A entidade foi fundada em 1972 pelo nome CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa), nome que durou até 1990 enquanto o serviço era vinculado com o governo federal. Ao se separar da administração pública, passou a ser chamado de SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Qualquer empresário que busque desenvolver melhor o seu negócio pode procurar o auxílio do SEBRAE, que possui sede nas principais cidades brasileiras. O auxilio é obtido por meio de consultorias que auxiliam a capacitação dos funcionários e ao desenvolvimento do empreendimento.

Acesso ao crédito

Outra grande vantagem que a instituição oferece é o acesso de serviço ao crédito, que pode ser um fator de grande importância, principalmente para negócios que estão no inicio ou nem mesmo saíram do papel.

   
 

Entretanto a instituição não realiza o empréstimo de dinheiro diretamente aos empreendedores, pois não se trata de uma instituição financeira como um banco. O trabalho do SEBRAE é apenas um intermédio entre o banco e o empreendedor, orientando qual linha de crédito deve ser tomada, para que o empréstimo não se torne uma dívida, mas sim uma maneira de se melhorar o seu negócio e a geração de lucros.

Cursos do Sebrae

O SEBRAE também oferece mais de 40 cursos e palestras, alguns deles podem ser realizados presenciais ou a distância, para auxiliar quem está iniciando seu negócio. Oferecendo ao empreendedor os conhecimentos de técnicas e estratégias necessárias para guiar seu negócio pelo caminho correto.

Outro trabalho importante da instituição é a realização de consultorias. Por possuir sede em diversos estados, fica mais fácil conseguir que um especialista chegue até a sua empresa. Uma consultoria é extremamente importante para qualquer negócio, dessa maneira é possível identificar o estado em que se encontra sua empresa, localizando as falhas existentes no seu modelo de negócio. No final é possível obter as orientações para corrigir os problemas existentes.

Quem pode pedir ajuda ao Sebrae?

Qualquer pessoa pode recorrer ao SEBRAE caso pretenda iniciar seu próprio negócio, mas para isso e necessário estar cadastrado como microempreendedor individual (MEI). Essa é inclusive uma das maneiras de se formalizar casa já possua um pequeno negócio e garantir acesso a outros benefícios.

A instituição também atente pequenas indústrias que atuam em diversos setores, comércios e serviços através da capacitação de empresários e da estimulação da criação de redes de empreendimentos e do setor de agronegócio, auxiliando na criação de um modelo de negócio para a empresa e na capacitação de empresários.

 




Deixe um Comentário