Postes de Concreto ou de Metal: Qual é Melhor?

Postes de concreto ou de metal, qual é melhor? Confira neste artigo…

Os postes produzidos com metal são uma novidade no mercado nacional, eles surgiram para substituir os postes já existentes de concreto e de madeira.

Os postes de concreto acabaram substituindo os de madeira, a madeira é menos resistente à ação do tempo e o contato com a umidade reduz sua durabilidade, isso fez com que o uso do concreto nos dias de hoje se tornasse predominante nas construções atuais.

 

Postes de Concreto ou de Metal: Qual é Melhor?

 

 Postes de concreto ou de metal: Qual é melhor?

Com o aparecimento de novas tecnologias, é possível implementar novas matérias primas no mercado, com a promessa de serem mais eficazes que as anteriores. Este é o caso dos postes construídos de metal, que podem ser moldados em qualquer formato ou tamanho e podem receber tratamentos que auxiliam na melhora de suas propriedades.

Com a vantagem de serem encontrados das mais diversas combinações possíveis, os postes de metal podem ser relativamente mais baratos que os postes de concreto. Em comparação com o concreto, possuem uma vida útil até maior, o concreto com o tempo pode se desmanchar se não for de boa qualidade.

Os postes de metal são aparentemente mais bonitos que os de concreto, além disso, podem ser mais finos e ainda assim apresentar a mesma resistência. Existem atualmente diversos tratamentos que podem aumentar ainda mais a durabilidade dos metais, evitando assim o desgaste e a corrosão.

   
 

Postes de metal

A utilização de aço na construção civil tem se ampliado, principalmente para a construção de espaços amplos. Sendo mais leves e fáceis de transportar, a montagem das estruturas de metal é significativamente mais rápida, com a geração de menos entulho.

A mão de obra necessária para sua aplicação também é menor, é possível realizar a construção com menor esforço, as estruturas também possuem furos para permitir sua conexão, tornando o processo todo ainda mais ágil.

Em projetos de grande arquitetura, é comum que a estrutura do prédio fique à mostra, isso só é possível com a utilização de metal. O metal pode passar por tratamentos de galvanização, que permitem sua exposição a umidade do ambiente sem corroer, dando um melhor acabamento.

Postes de madeira

O concreto é um dos materiais que quase nunca requer manutenção, por outro lado, caso haja algum defeito na estrutura, é praticamente impossível de ser recuperado, diferente de estruturas de metal, que podem ser facilmente refeitas, inclusive com uma simples solda.

Por possuírem diversos modelos padronizados, que são milimetricamente idênticos, os postes de metal também podem ser facilmente substituídos. Na maioria dos casos, reformas e demolições de estruturas de concreto são mais trabalhosas.

É comum que com o passar do tempo novos produtos apareçam como alternativas à produtos já existentes. Os postes de metal são extremamente seguros, fáceis de serem utilizados e possuem melhor aparência. A logística também não é problema, devido ao peso reduzido, podem ser transportados por fornecedores em maior distancia.

 




Deixe um Comentário