Esquadrias de Alumínio: Como limpar corretamente

Esquadrias de Alumínio – Saiba como limpar corretamente as esquadrias da sua casa ou apartamento…

Esquadrias de alumínio são uma ótima opção para utilizar em variadas estruturas. Elas possuem uma vida útil longa e são resistentes a fatores exteriores. Além disso, permitem criar acabamentos únicos, que podem ser ao mesmo tempo econômicos, bonitos e modernos.Outra vantagem das esquadrias de alumínio é em relação à limpeza.

É fácil mantê-las sempre bonitas, pois não exigem muito tempo e nem produtos específicos. Mas algumas pessoas não sabem dessa simplicidade na lavagem e acabam danificando o material por limpá-lo de modo errado. Se você também não sabe como manter as esquadrias de alumínios bonitas e limpas, leia as informações essenciais que elaboramos.

Como limpar corretamente as esquadrias de alumínio

Esquadrias de Alumínio: Como limpar corretamente

Esquadrias de Alumínio: Como limpar corretamente

Maneira correta de limpar as esquadrias de alumínio

Molhe as estruturas para tirar sujeira superficial. Utilize uma mangueira, pois ela facilita muito o trabalho. Use somente a água, sem adição de nenhum produto químico. Remova os detritos que ainda ficarem no alumínio enxaguando com água e sabão de coco.

Se você encontrar manchas de tinta a óleo, graxa, ou massa de vedação, use um pouco de solvente leve. Leia as instruções do produto, pois quando é usado em excesso, ele também pode prejudicar as estruturas de alumínio.

   
 

Na hora de limpar, utilize um pano seco para evitar manchas. Ele precisa ser macio, como as flanelas, por exemplo. Comece limpando preferencialmente de cima para baixo, para evitar que a sujeira escorra para partes que já foram limpas. Ao final da limpeza você pode utilizar vaselina líquida em toda a esquadria. Isso dará a ela uma aparência de nova.

Limpando portas e janelas

Se estiver lavando portas ou janelas de correr, não se esqueça de limpar as canaletas entre os trilhos. Elas precisam estar sempre limpas e desobstruídas para poder funcionar corretamente. Se as canaletas são entupidas, a água dos dias de chuva pode voltar e causar infiltrações, prejudicando tanto o alumínio quanto a parede.

É recomendável que você faça esse procedimento ao menos uma vez por ano se vive em zona urbana ou industrial. Mas se você mora próximo a áreas marítimas ou industriais, lave suas esquadrias de alumínio a cada 3 meses.

Tome cuidado com a superfície do material. Se ela começar a apresentar um aspecto opaco, como se tivesse enferrujando, cogite contratar um serviço profissional de limpeza de alumínio.

Maneira errada de limpar

Removedores e produtos abrasivos podem danificar o metal das esquadrias, não os utilize jamais. Entre outros produtos corrosivos a elas estão sabão em pó, cloro, detergente e água sanitária. Quando são utilizados na limpeza, eles tendem a deixar a pintura e a anodização do alumínio com o aspecto de velho ou queimado. Portanto, evite-os, pois é muito melhor lavar as esquadrias com uma mistura de água e sabão de coco.

Não utilize esponjas e palhas de aço em hipótese alguma, porque elas riscam o material. Ao invés de usá-las, opte por panos leves. Se você prefere limpar com esponja, escolha uma que seja macia. Na hora de limpar os detalhes, tome cuidado para não remover as massas aparentes que foram utilizadas na vedação. Elas normalmente são de silicone ou poliuretano, e são essenciais nas junções do material com o revestimento externo.

 




Deixe um Comentário