Esquadrias de Alumínio, PVC, Ferro ou Madeira: Qual a melhor?

Saiba qual o melhor material para esquadrias: Alumínio, PVC, Ferro ou Madeira…

Escolher o material para a construção das esquadrias de sua residência pode não ser a mais fácil das decisões, e obviamente, é algo que exige responsabilidade e conhecimento sobre cada um dos tipos.

Com base nisso, confira neste artigo um pouco mais sobre as esquadrias de alumínio, ferro e PVC, para identificar qual é a que melhor atende às suas necessidades funcionais e estéticas. Vamos lá?

Esquadrias de Alumínio, PVC, Ferro ou Madeira: Qual a melhor?

Esquadrias de Alumínio PVC Ferro ou Madeira Qual a melhor

Esquadrias de Alumínio, PVC, Ferro ou Madeira?

Esquadrias de PVC

As esquadrias de PVC são bem-aceitas pelo mercado e estão entre as mais procuradas para residências. Uma de suas características mais atrativas é a alta qualidade de fixação e vedação. Além disso, elas também possuem boa flexibilidade no acabamento e um ótimo isolamento tanto térmico quanto acústico.

O custo das esquadrias de PVC é um pouco mais alto, porém, os investimentos com manutenção são quase que inexistentes.

Esquadrias de alumínio

O alumínio consiste em um material de altíssima resistência – motivo pelo qual se torna tão atraente nas esquadrias. Ele é durável principalmente porque não enferruja. Sua capacidade de isolamento acústico e térmico também impressiona.

O alumínio também combina com vários acabamentos, o que permite que as mentes mais criativas possam o utilizar como forte aliado.

   
 

As esquadrias de alumínio são recomendadas principalmente para as residências localizadas próximas ao meio ambiente, como é o caso de casas na praia ou campo, por exemplo. Isso porque a sua capacidade de diminuir o barulho desses espaços e a própria influência da temperatura estão entre os seus maiores benefícios.

Esquadrias de madeira

A versatilidade oferecida pela madeira é, sem sombra de dúvidas, a maior das vantagens em se optar por esse tipo de material na esquadria.

Isso porque há a possibilidade de montagem de esquadrias com madeiras de diferentes origens. Para os que pensam em uma montagem personalizada, o material também se torna um aliado – se adequando com facilidade ao gosto e as próprias medidas desejadas.

As madeiras mais recomendadas para as esquadrias, por sua vez, são as madeiras jatobá e itaúba. Mas, não se esqueça de que a madeira é um material natural, e que por isso, está à mercê de mudanças climáticas, como é o caso da umidade e da chuva, por exemplo. Tais fatores podem prejudicar a esquadria – tanto no sentido de apodrecê-la, como também, de criar rachaduras em seu interior.

Sendo assim, se por um lado a madeira é bonita, rústica e combinável com variados ambientes, ela exige uma manutenção mais rígida (com verniz) e deve ficar longe de umidade ou de casas infectadas com cupins.

Esquadrias de ferro

As esquadrias de ferro são comuns e populares – elas partem dos mais simples modelos e podem ser encontradas também mais sofisticadas, como repletas de laminas e com controle de abertura.

As desvantagens deste tipo de janela, por sua vez, são a possibilidade de ferrugem e corrosão. Também é preciso evitar a umidade e manter a manutenção da pintura sempre em dia.

E agora que você já conhece os principais tipos de esquadrias, suas vantagens e desvantagens, escolha a que melhor se adapta ao seu ambiente e suas necessidades.

 




Deixe um Comentário