Drywall: O que é? Como funciona?

Veja o que é drywall e para que ele serve…

Quem nunca se encantou com uma casa que soube aproveitar cada detalhe interno com a utilização de gesso no acabamento, sabendo utilizar drywall com um belo posicionamento de luzes.

Mas afinal, o que é drywall? Continue lendo para saber tudo sobre ele…

 

Drywall: O que é? Como funciona?

 

Drywall – O que é?

Essa palavra tem origem no inglês dry wall, em tradução livre significa “parede seca”, e é constituída de uma técnica construtiva que dispensa a utilização de cimento, concreto, argamassa e outros materiais utilizados nos métodos tradicionais de construção.

Essa técnica consiste na utilização de estrutura metálica, material isolante e placas de gesso acartonado. Geralmente, a estrutura metálica é feita de aço galvanizado, sendo a base estrutural que irá permitir o nascimento da parede seca.

Isolamento

O isolamento é composto por um material conhecido como lã mineral, e existem ocasiões que ele poderá ser dispensado, sendo opcional na grande maioria das vezes, e utilizado em casos onde o cliente deseja um isolamento acústico ou térmico naquela parede.

A composição do gesso acartonado é formada por duas placas de gesso com acabamento liso do lado externo e coladas uma na outra. Esses três materiais juntos podem ser utilizados em forros e paredes, e foram amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa antes desta técnica chegar ao Brasil.

   
 

Drywall no Brasil

Aqui no Brasil, essa técnica com gesso é utilizada a pouco mais de 20 anos, e cada vez mais as pessoas acabam cedendo ao seu charme e praticidade para finalizarem o acabamento interno de vários cômodos de uma casa, principalmente a sala.

Essa técnica é realmente segura e resistente?

Levando em conta de que ela é utilizada em larga escala nos Estado Unidos e na Europa a muitos anos, é possível de acreditar que sim. Mas, para termos mais embasamento técnico e profissional nesta avaliação muito importante, é importante frisarmos que o uso desta metodologia de acabamento foi testada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, sendo considerada segura para ser aplicada em todas as casas.

Além disso, as edificações mais recentes já são largamente projetadas para utilizarem estruturas de gesso no acabamento final, e não propagam chamas.

 

Drywall: O que é? Como funciona?

 

Capacidade do Drywall

Essas paredes aguentam o impacto do dia a dia, como vibrações, batidas de portas, pequenos e médios choque, e suportam objetos pregados ou parafusados com até 10 kg. Caso o cliente tenha a necessidade de colocar mais peso nesta parede, ele pode optar por utilizar diretamente a estrutura metálica, que pode suportar até 400 kg conforme o projeto.

Essa técnica também acaba sendo muito útil para isolamento acústico, permitindo que sejam eliminados mais de 45 decibéis e evitar em grande escala a troca de calor entre as áreas internas e externas de um cômodo.

Muitos profissionais do ramo da música e donos de casas de shows utilizam esta técnica de acabamento, incluindo muitas boates e cinemas.

Enfim, não existe nada mais prático, rápido e seguro do que a utilização do drywall em vista da segurança, da rapidez em que o serviço pode ser entregue e do custo benefício a curto, médio e longo prazo para você ter em sua casa.

 




Deixe um Comentário