Como Aprender a Tocar Berimbau?

Saiba como aprender a tocar berimbau …

O Berimbau é um instrumento muito antigo, que chegou ao Brasil juntamente com os escravos.

Dotado de muita personalidade e um formato único, o instrumento de cordas, que até hoje faz parte do cotidiano da Bahia, passou a ser um dos símbolos nacionais e da capoeira mais conhecidos pelo mundo todo.

Por isso, tem conquistado um número cada vez maior de adeptos que desejam desvendar seus sons e aproveitar a beleza de seu toque único. Confira, agora, como aprender a tocar berimbau:

Como Aprender a Tocar Berimbau

Como Aprender a Tocar Berimbau?

Como aprender a tocar berimbau ?

Apesar de parecer muito fácil, como qualquer outro instrumento musical, dominar o berimbau exige muito treinamento e persistência. Com o tempo e com muita dedicação é possível finalmente se tornar um bom instrumentista.

Quer saber como tocar o Berimbau? Separamos algumas dicas que vão ajudar você a começar. Veja só:

1. Aprenda as notas do berimbau

Podemos dizer de forma didática que o berimbau possui 3 diferentes notas:

– Nota Solta
– Nota Presa
– Nota Média

   
 

A Nota Solta é considerada a primeira nota do Berimbau. Ela é retirada do instrumento ao bater a baqueta logo abaixo do dobrão. É o som que se parece com um “Dom”.

A Nota Presa, também chamada de segunda nota de berimbau, acontece quando se bate a baqueta logo acima do dobrão, enquanto está encostado no arame ou astia. É a nota que se parece com um “Dim”.

A Nota Média, ou chamada somente de terceira nota do berimbau, é como a segunda, feita com a batida acima do dobrão, mas neste caso está levemente encostado no arame ou astia. O som desta nota é parecido com “Trin”.

2. A quarta nota do berimbau

Há ainda uma quarta nota de berimbau, chamada de Nota de Meio Chiada. Ela acontece quando se bate abaixo do dobrão e encostando a cabeça do instrumento na barriga e encostando o dobrão na astia, com o intuito de abafar o som emitido.

Uma boa forma de treinar os movimentos é ouvir e observar de forma constante os profissionais que já dominam cada nota com o instrumento. Todas as canções do berimbau serão feitas somente com estas notas e, por isso, é preciso praticar muito para não errar o movimento na hora que for tocar.

3. Vídeo-aula

Assista ao vídeo abaixo para aprender a tocar berimbau:

 




Deixe um Comentário