Mixagem com Fone de Ouvido: O Som Fica Diferente nas Caixas de Som?

Se você faz a mixagem de músicas com fones de ouvido, mas o som não fica igual em outros dispositivos, isso pode resolver o seu problema…

Neste artigo, eu vou mostrar duas soluções rápidas (uma paga e uma gratuita) que vão fazer com que as músicas que você está produzindo ou mixando parem de soar diferentes nos fones de ouvido e nas caixas de som.

Mixagem com Fone de Ouvido a Música Fica Diferente nas Caixas de Som.

O Problema da Mixagem de Músicas com Fones de Ouvido

Existem diversas vantagens e desvantagens em mixar as músicas usando fones de ouvido, mas eu não vou tratar sobre isso nesse artigo.

Aqui, o foco é simplesmente te ajudar a resolver um problema que eu enfrentei por um bom tempo, ao mixar as minhas músicas com fones.

O problema era que, no fone de ouvido, a música ficava perfeita. Mas quando eu ia ouvir em caixas de som, alto falantes do notebook ou mesmo em fones de ouvido “comerciais” (Apple, Samsung, JBL etc.), a música ficava completamente diferente, e a mixagem soava horrível.

A Equalização Plana dos Fones de Ouvido para Mixagem

O fone que eu utilizo na mixagem é de padrão intermediário, na faixa dos R$ 400,00 reais, um AKG K72. Em tese, ele deveria ter uma equalização plana, ideal para mixar.

Mas, não é bem assim, e isso é justamente o que faz as músicas soarem completamente diferentes nos outros dispositivos. Mas, finalmente, eu entendi que esse era o problema, e encontrei uma solução pra isso…


A Solução para a Mixagem Diferente nos Fones e nas Caixas de Som

Bom, a solução para esse problema da mix soar diferente no fone de ouvido e nas caixas de som, está em corrigir a equalização (EQ) do fone de ouvido. E pra isso existem duas alternativas: uma paga e uma gratuita.

RECOMENDADO:  Shawn Mendes: História, Músicas, Shows no Brasil etc.

Solução Paga

A primeira opção, que é paga, é utilizando algum software ou plugin VST com calibração/correção de EQ (ou EQ Correction, em inglês).

O mais famoso é o Sonarworks, que oferece suporte para mais de 500 modelos de fones de ouvido, mas o preço é bem salgado: a partir de 99 euros (ou R$ 500,00, em uma conversão direta).

Existem também alguns plugins da Waves, que possuem correção de EQ para mais de 270 modelos de fones de ouvido, como:

  • Abbey Road Studio 3;
  • CLA Nx;
  • Nx Germano Studios;
  • Nx Ocean Way Nashville;
  • Nx Virtual Mix Room.

Os preços dos plugins da Waves são mais em conta, a partir de 29 dólares (ou R$ 140,00, em uma conversão direta). Mas, os modelos de fones disponíveis também são mais reduzidos (inclusive, não tinha o meu fone na lista).


Solução Gratuita

A solução gratuita que eu encontrei e funcionou, e me salvou de gastar R$ 500,00 com o Sonarworks, foi em um fórum do Reddit chamado Oratory1990, que possui uma lista gigante de fones de ouvido com as instruções para corrigir a equalização deles.

Basicamente, você precisa encontrar o modelo do seu fone de ouvido na lista, acessar o PDF e já vai ter todas as correções que precisa fazer para as suas mixagens soarem melhor em todos os dispositivos.

RECOMENDADO:  Aline Barros: História, Músicas, Shows etc.

Aplicando a Correção de EQ

Para aplicar as correções, você pode utilizar um plugin Equalizador de Banda-N ou Equalizador Paramétrico. O GarageBand (e acredito que o LogicPro também) já possui um plugin desse integrado, o AUNBandEQ.

Caso você utilize outra DAW (Digital Audio Workstation), como ProTools, Ableton, Cubase, FLStudio, StudioOne, BandLab etc., é provável que você também encontre algum plugin de EQ integrado nelas.

Do contrário, você só precisa procurar na internet por algum plugin VST de equalização com 10 bandas, e instalar na sua DAW.

No GarageBand/Logic, esse é o caminho para encontrar o plugin:

Onde encontrar o plugin equalizador de banda-n no garageband.

*IMPORTANTE: Você deve colocar o plugin na última posição, na sua trilha master (ou master bus). Só vai deixa-lo ligado enquanto estiver mixando, para que consiga ouvir o som “real” da sua mixagem. Quando for exportar a sua música, deve desligar o plugin.

Confira, abaixo, o plugin em último lugar na trilha master:

Plugins da trilha master do garageband.

Com o plugin adicionado, você só precisa copiar as informações da tabela ao final do PDF, e inseri-las nas respectivas bandas do Equalizador.

Essa foi a correção sugerida para o meu fone AKG K72, no PDF do Oratory1990:

Correção de equalização do fone de ouvido akg k72.

No meu caso, o plugin do GarageBand não permitia a configuração do Q-Factor, então não adicionei, mas deu certo mesmo assim. Em tipo de filtro (Filter Type), no lugar de “PEAK” eu coloquei “Paramétrica”. Depois só copiei os valores da frequência (Frequency), do ganho (Gain) e da largura de banda (BW).

Veja, abaixo, como ficaram as informações inseridas no plugin:

RECOMENDADO:  Kiko Loureiro ensina a Viver de Música
Plugin de equalizador de banda-n no garageband com a correção do fone akg k72.

Depois de inseridas as informações, eu ajustei o ganho global utilizando um plugin para medir o volume (em LUFS) com o plugin ativado e desativado, e acabei diminuindo em -4,2 dB, pois com a correção de EQ ativa o volume ficava um pouco mais alto.

Veja como o gráfico do plugin de EQ (acima) ficou bem parecido com o gráfico do PDF (abaixo), depois que inseri as correções:

Curva de eq corrigido fone de ouvido akg k72.

Por fim, basta salvar as configurações que você adicionou no plugin de EQ (pode ver que salvei como “Correção EQ – AKG K72”). Assim, sempre que você iniciar um novo projeto, vai poder deixar a correção do seu fone ativa no final do master bus (trilha master).

*Mas não se esqueça de desativar o plugin quando for exportar a música. É só pra te ajudar a ouvir melhor durante a mixagem! 🙂

Conclusão

Mais importante que o gráfico ficar parecido, é que o som que escuto no fone de ouvido agora, quando estou mixando, fica muito parecido ao som que escuto nas caixas de som e em outros dispositivos.

E isso não só vai tornar o processo de mixagem muito mais fácil, como também me inspirou a voltar a compor com mais frequência.

E, claro, me motivou também a escrever esse artigo, para ajudar a quem mais estivesse passando pelo mesmo problema que eu passei todo esse tempo.

Então, espero que essas dicas te ajudem a resolver esse problema, para que você possa compor, gravar, produzir, mixar e masterizar as suas músicas (ou de seus clientes) com mais facilidade. Sucesso!

Autor: @guprovasi

Viu Só?
Viu Só?

A equipe do Viu Só? é formada por escritores experientes e especialistas em diversas áreas, dedicados a fornecer conteúdo de qualidade para nossos leitores em uma ampla gama de tópicos. De cursos online a dicas de saúde, tecnologia e entretenimento, estamos comprometidos em oferecer informações úteis e interessantes para ajudar você a explorar e entender o mundo ao seu redor. Além disso, também oferecemos uma variedade de ferramentas online, para facilitar a sua vida digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *