Berimbau: O que é, História, Utilização na Capoeira etc.

Berimbau – Saiba o que é, qual a sua história e veja o seu uso na Capoeira…

O berimbau é um dos instrumentos musicais mais conhecidos da cultura brasileira. Esse instrumento foi trazido para o Brasil pelos africanos, durante o período escravocrata.

Porém, há pesquisas apontando que esse instrumento pode muito bem ter surgido há mais de dez mil anos. Inclusive, esse instrumento esteve presente em eventos egípcios, fenícios e povos da Mesopotâmia.

Berimbau: O que é, História, Utilização na Capoeira etc.

Berimbau: O que é, História, Utilização na Capoeira etc.

Berimbau: O que é, História, Utilização na Capoeira etc.

O  berimbau é um instrumento utilizado como acompanhamento para marcar o ritmo da capoeira, prática que mistura dança e jogo, e também foi trazida do continente africano.

   
 

Aqui no Brasil o berimbau também já recebeu nomes como gunga, matungo, gobo, bucumbumba, rucumbo, entre outros.

Formato do instrumento

Basicamente, o berimbau é feito por uma vara em forma de arco. Essa vara pode ser de madeira ou verga. A sua dimensão pode variar, tendo um comprimento aproximado de 1,50 metros a 1,70 metros.

Nas extremidades da vara há um fio de aço, esse é o elemento que, ao ser vibrado, vai constituir o som característico do instrumento.

Outros componentes do Berimbau

Além do arame, o berimbau é também constituído por alguns componentes essenciais, tais como a cabaça, também conhecida como Koyté. A cabaça tem por intuito servir como uma caixa de ressonância para o instrumento.

O berimbau também conta com uma baqueta que, ao entrar em contato com o arame, marca o ritmo. Além disso, há o caxixi, que é um pequeno chocalho preso aos dedos do tocador e funciona como um elemento percussivo.

Toques do Berimbau

Confira alguns toques do Berimbau utilizados na capoeira: