Sisfies: O que é? Como Funciona? Como se Cadastrar?

Sisfies – Saiba o que é, como funciona e veja como se cadastrar…

O SisFIES – Sistema Informatizado do FIES – faz parte do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil -, agregando a funcionalidade do sistema eletrônico de informações.

O sistema foi criado e atualizado pela “Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação” e gerenciado pelo FNDE “Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”.

Sisfies: O que é? Como Funciona? Como se Cadastrar?

Sisfies: O que é? Como Funciona? Como se Cadastrar?

Sisfies: O que é? Como funciona? Como se cadastrar?

O SisFIES passou a ser implantado com o principal objetivo de proporcionar um sistema eficiente na tomada dos processos operacionais relacionado com o financiamento estudantil. Esses processos vão desde as informações de cadastro de estudantes e a inclusão de entidades mantenedoras, até o gerenciamento e o total controle dos valores de passivos e ativos relacionado com o FIES.

Através do FIES muitos estudantes com baixa renda mensal podem cursar uma faculdade em diversas instituições particulares, adiando o pagamento das parcelas mensais do curso escolhido para após 18 meses de conclusão do curso.

Por ter uma grande procura de alunos e tratar-se de algo que envolve grandes quantias de valores, o sistema eletrônico que cuida dos cadastros e dos valores envolvidos é de grande importância, sendo acompanhado diretamente pelo MEC – Ministério da Educação. É o MEC que irá avaliar cada pedido de matrícula para as bolsas do FIES e determinar quem poderá ter acesso ao benefício.

   
 

Como se cadastrar no SisFIES?

O cadastro de cada candidato efetuado para o FIES é realizado através do SisFIES. Para você conseguir efetuar o cadastro com êxito, você terá que informar o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas – e em seguida irá receber um e-mail do SisFIES com um formulário de preenchimento de todos os outros dados como, RG, endereço, renda familiar e atual ocupação.

Existe um documento conhecido como RIC, que está disponível em implantação no Brasil somente em algumas cidades. O RIC – Registro de Identidade Civil – é um novo registro nacional para identificação de pessoas e reúne o CPF, o RG e a CNH de uma pessoa em um único documento. Na ficha de preenchimento do SisFIES já aparece esta novidade para ser preenchida por aqueles que já fazem uso do documento.

Também você terá que informar a etnia, se você é ou não portador de deficiência física ou mental, quanto tempo você cursou em escola pública, entre outras informações que servirão como critérios exigidos por algumas instituições para conceder a bolsa. Entre através do site www.sisfiesaluno.mec.gov.br e busque fazer sua inscrição caso tenha interesse em cursar uma faculdade através do FIES.

Simulador de valores do FIES

Você também poderá simular os valores que serão cobrados assim que acabar a fase de carência do seu contrato, quais serão as condições de pagamento e financiamento, o total acompanhamento do processo, poder tirar as dúvidas mais comuns, saber sobre a legislação vigente em relação ao FIES, saber sobre adiantamento do valor do contrato, entre outras informações importantes que devem ser lidas e compreendidas.

O ideal é que você faça um planejamento a médio e longo prazo considerando todos os valores deste grande investimento desde agora. Assim que você assinar o contrato e conseguir a bolsa através do FIES, você estará assumindo uma responsabilidade alta. Não negligencie esta grande oportunidade e faça bom uso da oportunidade de estudar com o período de carência do FIES.

 




Deixe um Comentário