Sauna faz bem à saúde, mesmo no frio? Descubra como ela atua em seu corpo

Frequentar a sauna traz inúmeros benefícios, como a melhora do humor e a promoção do relaxamento

Atualmente sinônimo de luxo e bem-estar, a sauna foi criada há cerca de nove mil anos pelos povos nômades finlandeses, mas foram os turcos que a fizeram famosa por suas propriedades relaxantes e terapêuticas. 

A sauna possui benefícios comprovados cientificamente, incluindo a redução dos riscos cardiovasculares, melhora na função cerebral, no humor, na respiração e o aumento da flexibilização da musculatura corporal.

Pensando nos benefícios que a sauna traz para a saúde, separamos algumas dicas de como fazer o melhor uso dela. Confira!

benefícios da sauna

Conheça os tipos de sauna 

Existem três tipos de sauna: seca, a vapor e infravermelha. A sauna seca possui altas temperaturas que podem chegar a 80º graus e caracteriza-se pela ausência de vapor. O calor provoca uma maior transpiração do corpo, aumentando a eliminação das toxinas e favorecendo a perda de peso. 

Já a sauna a vapor funciona por meio de um gerador de vapor e apresenta temperaturas que giram em torno de 40o a 50o graus, ajudando no tratamento das doenças respiratórias. 

Muito comum no Brasil, a sauna a vapor é associada ao uso de óleos essenciais e que possuem propriedades medicinais, como o eucalipto, a hortelã, capim-cidreira, entre outros, beneficiando a saúde respiratória e proporcionando um ambiente mais relaxante.

Por último, a sauna infravermelha utiliza luzes com emissores infravermelhos que aumentam a temperatura do ambiente. Muita utilizada por quem quer perder peso, pois acelera o metabolismo do corpo, esse tipo de sauna é mais comum em clínicas de estética e spas.


Principais benefícios da sauna

Apesar de não curar doenças, a sauna possui muitos benefícios para a saúde do corpo humano. 

De acordo com um estudo realizado pelo Journal of the American College of Cardiology, 15 minutos de sauna por dia, por um período de duas semanas, auxilia na melhora das funções das células endoteliais, responsáveis por revestir as artérias do corpo.

Segundo um outro estudo, publicado pela revista BMC Medicine, frequentar uma sauna de duas a três vezes por semana reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares em 25%. 

Para aqueles que vão à sauna de quatro a sete vezes por semana, a probabilidade de sofrer alguma doença cardiovascular ou acidente vascular cerebral (AVC) diminui em 77% e 60%, respectivamente.


Melhora da circulação do corpo

Isso acontece, pois o calor aumenta a frequência cardíaca, o que representaria para o sistema circulatório uma atividade física de baixa ou moderada intensidade. Além disso, temperaturas mais elevadas, como no caso da sauna seca, podem ainda melhorar a circulação do corpo, já que ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos.

A circulação melhorada também proporciona alívio para quem sofre com dores de cabeça frequentes (15 ou mais vezes por mês).

A frequência das visitas também pode diminuir a probabilidade do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e a demência. 


Tratamento de Dores Musculares ou Crônicas

Além disso, a sauna auxilia no tratamento das dores musculares ou crônicas, como é o caso da osteoartrite, caracterizada pela degeneração das cartilagens nas articulações; da artrite reumatóide, inflamação crônica que afeta as articulações; e da fibromialgia, síndrome que provoca dores prolongadas pelo corpo. 

Fazer alongamento dentro da sauna pode ainda melhorar a flexibilidade dos músculos em até 205%. O indicado é que eles sejam feitos após 15 minutos de uso da sauna. 

O sistema respiratório é um dos que mais se beneficia com o calor. Ir à sauna de duas a três vezes por semana reduz a probabilidade do aparecimento de doenças, como a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e pneumonia. 

sauna faz bem para a saude

Melhora no Humor

A sauna ainda melhora o humor de pacientes que apresentam depressão leve, pois aumenta os níveis de endorfina, conhecida como hormônio do prazer. 

No entanto, frequentar a sauna não é recomendado apenas para pacientes com quadro depressivo, mas, sim, para todas as pessoas que buscam um momento de tranquilidade e relaxamento.


Quem deve evitar a sauna?

Nem todos podem fazer o uso da sauna. É recomendado que pacientes com doenças cardíacas, como angina instável ou estenose aórtica, evitem o ambiente, bem como aqueles que possuem problemas dermatológicos, incluindo erupção na pele.

Grávidas também devem evitar a sauna, pois o calor excessivo está atrelado a riscos no desenvolvimento do feto.


Escolha a melhor sauna

Tanto a sauna seca como a vapor são eficazes e benéficas para a nossa saúde, portanto escolher a melhor depende de alguns fatores, como o custo da instalação, a montagem do espaço e a durabilidade do equipamento. Não esqueça de selecionar os melhores materiais hidráulicos para sua instalação. Este ponto será importante para manter a qualidade da sauna por mais tempo. 

Opte por boas marcas que ofereçam equipamentos com motor eficiente, que não demandem tantas manutenções e tenham alta durabilidade.

Deixe um Comentário