Gestão na Odontologia: como um bom planejamento pode evitar falta de equipamentos

Infelizmente, talento não é o único elemento que irá definir se uma clínica odontológica irá ou não fazer sucesso. Afinal de contas, como toda empresa, o seu consultório precisa contar com algumas partes burocráticas, como controle financeiro para sobreviver perante as crises e, é claro, equipamentos de qualidade para um atendimento de qualidade. 

Mas fique tranquilo, isso não é um bicho de sete cabeças! Para garantir o sucesso do seu consultório e impulsionar a conquista de novos pacientes, você precisa pensar em gestão na odontologia.

Calma, isso é mais simples do que você imagina e, é claro, pode trazer ainda mais benefícios para o seu negócio. Então, vamos lá!

Gestão na Odontologia: como um bom planejamento pode evitar falta de equipamentos

O principal problema da falta de gestão na odontologia

É sempre importante falar, antes dos benefícios, quais são os problemas que envolvem a falta de controle financeiro dentro de um consultório odontológico

O primeiro e mais importante deles é, sem sombra de dúvidas, a falta de profissionalismo que pode transparecer para seus clientes. 

Como você já deve estar bem familiarizado, o mercado odontológico no Brasil é muito competitivo. Há anos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), nós somos o país com mais profissionais dentistas do mundo e este cenário só tende a crescer. 

Então, é importante que o profissionalismo esteja estampado em tudo que vos cerca, como nas redes sociais, na decoração do consultório e, é claro, nos aparelhos utilizados durante a consulta. 

Qualquer sinal de falta de profissionalismo pode acarretar na perda do cliente, que irá procurar os serviços de outro dentista! 


A gestão na odontologia e a profissionalização do seu consultório

O primeiro passo para obter o pleno sucesso dentro da sua clínica é, com certeza, fazer um planejamento. Isso envolve desde uma organização generalizada da sua agenda de clientes até o controle financeiro para a compra de materiais odontológicos. 

Ser dentista, afinal, não é uma profissão barata. Pela ética e prezando pela saúde dos pacientes, precisamos repor, com muita frequência, nossos utensílios. Então, não podemos deixar faltar um estoque de peças-chave para os procedimentos oferecidos pelo seu consultório. 

Mas como fazer isso de maneira planejada e, é claro, sem deixar para última hora? Bem, existe um passo a passo que pode ser seguido de maneira prática! Quer ficar em dia com a organização do seu consultório? Então, já anote tudo o que vamos falar em seguida. 


Como fazer a gestão de consultórios odontológicos?

Um jeito de se fazer a gestão de consultórios odontológicos é:

  • manter sempre um cronograma de aquisição de materiais. Assim, você poderá ficar mais relaxado em relação às datas de compra;
  • ter fornecedores parceiros que possam oferecer produtos de qualidade, segurança por um preço justo;
  • mantenha a sua lista de contatos e possíveis fornecedores sempre atualizada, afinal, imprevistos podem ocorrer;
  • por último, mas não menos importante, na hora dos imprevistos, esteja aberto para ouvir novas propostas. Afinal de contas, atender seu paciente é o que importa!

Gostou das dicas? A gestão na odontologia é extremamente possível de ser colocada em prática e muito essencial para o sucesso do seu consultório!

 

Deixe um Comentário