Importância dos Uniformes Profissionais na Segurança do Trabalho

Veja qual é a importância dos uniformes profissionais na Segurança do Trabalho…

Em uma primeira olhada eles podem até parecer apenas uma forma de padronizar e identificar os funcionários de uma determinada empresa, bem como até oferecer um aspecto mais estético de acordo com as cores e o símbolo da referida empresa.

É óbvio que os uniformes servem mesmo para tudo isso, ou seja, eles denotam certa preocupação da companhia com o bem-estar dos seus funcionários, bem como servem para inspirarem responsabilidade e confiança e também uma forma mais eficiente de consolidar a marca e a imagem da empresa entre os seus clientes e concorrentes.

 

Importância dos Uniformes Profissionais na Segurança do Trabalho

Importância dos Uniformes Profissionais na Segurança do Trabalho

Importância dos uniformes profissionais na Segurança do Trabalho

Outro elemento que é bom levar em conta é o fato de que o uso de uniformes proporciona um ambiente de caráter mais profissional, que tem até certa formalidade exigida por locais que precisam demonstrar mais profissionalismo.

Com o uso de uniformes, a intenção não é proibir que cada colaborador adote o seu “look do dia”, mas sim, possibilitar que todos façam parte de um mesmo ambiente, de uma mesma equipe e jogando no mesmo time.

Porém é interessante a gente notar também que os uniformes também podem servir para a segurança do trabalho.

Os uniformes profissionais e a segurança

Algumas profissões, tais como bombeiros, policiais, eletricistas, operários, enfermeiros, entre outros, denotam algum risco à integridade física. Nessas ocasiões o ato de vestir um uniforme vai muito além também de um caráter estético ou também de identificação de uma empresa.

   
 

O uniforme, para essas profissões, funciona até mesmo como um equipamento de segurança. Por isso, um eletricista trajando as luvas adequadas e capacetes para evitar acidentes, policiais e seguranças munidos com coletes especiais, bombeiros com as vestimentas adequadas, enfim, a segurança e o trabalho bem executado desses profissionais dependem muito dos seus uniformes em dia.

Requisitos para os uniformes profissionais

No entanto, para que esses profissionais tenham muito mais que uma “roupa bacana”, é ideal que para que esses uniformes sejam realmente elementos essenciais para a segurança, é importante que eles sejam confeccionados com peças de qualidade comprovada, tecidos fortes e resistentes, bem como possam atender a critérios rígidos de corte e costura.

Além disso, devem conter aqueles símbolos e marcas são marcas estipuladas pela empresa, bem como devem se adequar ao porte físico do funcionário, proporcionando conforto e segurança para os seus movimentos.

 

Uniformes Profissionais na Segurança do Trabalho

Uniformes Profissionais na Segurança do Trabalho

Comodidade e praticidade

Além da segurança, outro aspecto positivo que deve ser levado em consideração em relação ao uso de uniformes é a sua evidente economia. Graças aos uniformes, os colaboradores economizam tempo e dinheiro, visto que eles não irão precisar se preocupar em sempre terem em mãos as roupas para a sua função. Os uniformes facilitam isso.

Para os empresários, isso é vantajoso, pois s seus colaboradores poderão efetuar as suas respectivas funções com a devida segurança e sempre dentro das normas.

Vale lembrar também que, conforme o que afirma a legislação, caso o empregador exija o uso de uniformes por parte dos seus colabores, os empregadores possuem o dever de disponibilizar as peças para os seus funcionários.

Por meio do uniforme, o trabalhador se sente mais identificado com a empresa e também mais seguro para trabalhar.

 




Deixe um Comentário