Como Escolher o Tecido dos Uniformes para a Empresa?

Veja como escolher o tecido dos uniformes para a sua empresa…

O uniforme é a identidade do profissional de determinada empresa. Passa a sensação de segurança, organização e confiança. Ele precisa ser feito de um tecido de boa qualidade, durável e confortável. Precisa ainda ter bom custo-benefício entre o preço do tecido e a qualidade do material.

Logicamente que isso dependerá da atividade realizada pelo profissional e do clima, por exemplo. Em ambientes quentes o tecido precisa absorver o calor mais facilmente. Já em locais mais frios, o material precisa ser mais grosso para manter a temperatura do profissional. Em ambientes escolares o tecido também precisa ser resistente, já em escritórios o tecido ainda deve ser confortável, mas com bom caimento.

como escolher o tecido dos uniformes para a empresa

Como escolher o tecido dos uniformes para a empresa

Como escolher o tecido dos uniformes para a Empresa?

Por exemplo, se o profissional está em contato com fogo ou objetos inflamáveis é preciso evitar o poliéster, pois ele queima e gruda na pele facilmente. Por isso é preferível o algodão. O mesmo tecido vale para quem realiza muito esforço físico durante o dia, afinal assim o corpo respira e o material também reduz a transpiração. Como o algodão tem vida útil reduzida, é preferível fazer o uniforme com 40% em poliéster e 60% em algodão.

   
 

A microfibra é um tecido mais caro, por isso pode ser usado em pessoas que trabalham diretamente com o público, como operadores de caixa, garçons e vendedores em lojas. Já o jeans e o brim são usados para pessoas que utilizam força braçal como estoquistas, carregadores, entre outros. É preciso que partes como ombro, barriga sejam mais reforçadas, pois podem receber mais atrito dos objetos carregados. Existem sempre novas tecnologias na produção de tecido para roupas empresariais mais baratas, resistentes e com bom custo-benefício.

Em hospitais tecidos como Oxford, poliésteres ou brim são bons materiais. Os tecidos também podem ter tratamento antibactericida em combate a infecções no ambiente de trabalho. Em trabalhos específicos de fábricas, indústrias, companhias elétricas, corpo de bombeiros, construção civil é importante que os uniformes tenham antichama, anticorrosivo, antiestático e com proteção UV.

Tecidos específicos

A Malha cardada fio 30.1 é feita em algodão 100% e considerada ideal para festa de turmas, camisetas de faculdades e brindes. O tecido aceita estampa e é confortável. A malha penteada também é 100% algodão e tem uma boa aparência além de toque macio. Já a malha fria é produzida com 33% em poliéster e 67% viscosa; ideal para uniformes de uso frequente. Tem boa durabilidade, não desbota e não encolhe.

O tricoline é um tecido produzido com algodão e poliéster, é macio, resistente e tem bom caimento. O dry fit é 100% em poliéster e proporciona conforto mesmo com transpiração. O moletom é ideal para inverno e lugares de trabalho muito frios. O tecido Oxford é 100% algodão, usado para calça social, bermuda, colete, saia, vestidos e blazer. É resistente durável e com ótimo caimento. A Viscolycra possui bom caimento, é absorvente e é macia.

Não existe um tecido ideal para todo o tipo de uniforme, dependerá da necessidade da empresa, dos funcionários, do tipo de serviço realizado e da frequência do uso.

 




Deixe um Comentário