Desenvolvimento VTEX: os passos para ter seu e-commerce no ar

Veja como desenvolver a VTEX na sua loja online com eficiência e agilidade…

A pandemia pode ter forçado os varejistas a procurar o ambiente online como alternativa para continuar atendendo seus clientes, mas isso não significa que seja algo temporário. Ao contrário, cada vez mais as empresas estão enxergando o e-commerce como uma oportunidade de aumentar as vendas e reter maior número de clientes. Isso veio para ficar.

Porém, para colocar uma loja no ar é preciso atentar a diversos aspectos. É preciso um planejamento estratégico, um design voltado ao cliente e estratégias de vendas específicas, como o chamado CRO. Além, claro, do desenvolvimento VTEX, é importante que a plataforma de seu site permita o correto funcionamento de tudo, como front-end, back-end e demais funcionalidades web.

Desenvolvimento VTEX os passos para ter seu e-commerce no ar

Desenvolvimento VTEX

Desenvolvimento VTEX: os passos para ter seu e-commerce no ar

Dessa forma, para desenvolver sua loja online, ou seja, a implantação do e-commerce na prática, é preciso atentar para que seu site seja voltado às necessidades do seu consumidor. Isso passa, obrigatoriamente, por uma consultoria de e-commerce dedicada atentamente à experiência do consumidor.

Sendo assim, para realizar o desenvolvimento VTEX de seu e-commerce com com cuidado, conhecimento e segurança, é preciso seguir alguns passos:

Briefing

Nessa primeira etapa do desenvolvimento do seu e-commerce é elaborado um documento onde são colhidas todas as informações identificadas junto à sua empresa para entender as necessidades do seu negócio. Isso é feito para poder planejar soluções que sejam ideais para sua loja.

O briefing pode ser feito junto com o time da sua empresa para, assim, entender qual planejamento estratégico melhor se adequa ao seu público, bem como soluções de omnichannel.

Kick-Off

Em uma segunda etapa do desenvolvimento VTEX, é definido um cronograma das tarefas e o plano de ação do projeto com todos os times envolvidos. Com o apoio de reuniões entre as equipes, o kick-off ideal é aquele que possui o foco totalmente voltado para a entrega.

Isso porque aqui, de fato, começa a implantação e-commerce da sua empresa na prática, com definição de escopo, funções e metas. Também são definidos os canais de comunicação, ou seja, a atuação omnichannel que sua loja terá.

   
 

Consultoria

Essa etapa garante que seu e-commerce contemple todas as suas necessidades e objetivos definidos. Sendo assim, a consultoria pode contemplar desde o business plan até o planejamento comercial de sua loja. Esse passo é importante pois garante todo planejamento estratégico e também a consultoria de e-commerce mais correta para que seu modelo de negócio seja traduzido para o ambiente digital com eficiência.

A consultoria, assim, pode ser dividida em duas frentes: consultoria estratégica e consultoria técnica, com foco maior em atuações táticas e operacionais, dependendo dos objetivos definidos.

Criação

Nesse ponto é feita a parte de criação de sua loja online direcionada a todos os aspectos visuais do e-commerce. Para isso, o ideal é que o layout seja voltado para a experiência do cliente (UX Design), possibilitando que seu site tenha os subsídios necessários para oferecer isso.

Essa criação precisa levar em conta dois aspectos aspectos fundamentais: Service Design e Innovation Thinking. Tratam-se de estratégias específicas que garantem uma loja capaz de compreender o comportamento do seu consumidor no ambiente online e, com isso, propor soluções visuais que possibilitem aumento de conversão.

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E-commerce – Desenvolvimento VTEX

Desenvolvimento

Dispor de uma equipe especializada no que há de mais atual em tecnologia VTEX é fundamental para o desenvolvimento de sua loja. Isso porque nessa etapa é desenvolvido o código-fonte do seu e-commerce, que precisa contar com as linguagens mais atuais disponíveis no mercado.

O ideal é que essa equipe atue com plataformas como o VTEX IO, de low-code development, pois possibilita um gerenciamento com foco na experiência do usuário para seu e-commerce. É muito importante também deixar sua loja com o melhor desenvolvimento de Search Engine Optimization (SEO), que é a prática para obtenção tráfego direcionado. Assim, quanto mais eficiente seu código-fonte, maiores as chances de vendas.

Go Live

Por último, temos o chamado “go live”, onde seu e-commerce é colocado no ar. Para isso, é fundamental que ele passe por uma série de testes antes de “nascer”. Assim, uma consultoria de e-commerce que ofereça a possibilidade de acompanhamento de Go Live é de extrema importância.

Isso porque é possível que essa equipe de consultoria estratégica possa diagnosticar pontos de atenção e identificar oportunidades, sugerindo e direcionando ações corretivas. Além disso, é importante realizar análises e medição dos resultados determinados ainda no desenvolvimento do seu projeto.

Todas essas etapas de implantação do e-commerce garantem não apenas que sua loja vá para o ar da maneira correta, como também possibilita maiores chances de vendas, retenção, experiência ao cliente e atendimento omnichannel. Conheça melhor como a Maeztra realiza o desenvolvimento VTEX cases VTEX.

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