Saiba como utilizar o gatilho mental da urgência para aumentar as vendas da sua loja virtual. Veja 30 exemplos de como fazer isso…
De acordo com vários estudos, a escassez aumenta as vendas em 50% a 200% (e até mais, em alguns casos). Por isso, é uma boa estratégia utilizar isso no seu e-commerce.
Confira, agora, 30 maneiras de criar o senso de urgência nos seus clientes e, com isso, aumentar as vendas na sua loja virtual…

30 Maneiras de Criar Urgência e Aumentar as Vendas da Sua Loja Virtual
Veja, abaixo, 30 exemplos de como usar a escassez na sua loja virtual para motivar os clientes a comprar, aumentando as suas vendas:
- Compre nas próximas 2 horas e receba amanhã na sua casa gratuitamente
- Frete grátis para os primeiros 100 compradores
- Frete grátis em pedidos acima de R$ 100,00! Tempo limitado. A oferta expira em DD/MM/AA às 23h59.
- Trata-se de uma edição limitada com apenas 50 unidades.
- Economize até 80%!
- Estoque baixo. Temos apenas alguns deles sobrando! Adquira agora, antes que acabe completamente.
- Disponibilidade: Quantidade Limitada
- Brinde exclusivo para as primeiras 100 compras.
- Última chamada! A promoção especial termina hoje, às 23h59!
- Ganhe 10% de desconto na sua próxima compra! Esta oferta é válida por apenas 2 dias, então não perca!
- 20% de desconto + frete grátis nas compras acima de R$ 50,00
- Contagem regressiva! 30% de desconto em toda a loja! A promoção termina em: 03h45m27s.
- Apenas R$ 115,00 (40% de desconto!)
- Produto Esgotado. Confira outros produtos semelhantes em oferta
- 10% de desconto em todo o site, válido pelos próximos 60 minutos!
- 90% de 1.980 clientes comprariam novamente na loja.
- Joana acabou de comprar o produto X! (Mostrar o que outros clientes estão comprando em tempo real)
- Grande promoção de fim de semana! 30% de desconto nos pedidos acima de R$ XX, use o cupom: XXXX. Compre agora!
- 7 pessoas estão vendo este produto neste momento
- Corra, restam poucas unidades!
- Compre dentro de 07:42h e receba amanhã
- Venda por tempo limitado: apenas R$ 497,00! (Economize R$ 200,00 do preço normal de R$ 697,00). Apenas 50 unidades disponíveis. Esta oferta é válida até DD/MM/AA ou enquanto durarem os estoques, o que ocorrer primeiro.
- Quer receber amanhã, DD/MM/AA? Faça o pedido dentro de 30 minutos e escolha o envio em 1 dia, na finalização da compra.
- Apenas 3 unidades em estoque
- 345 pessoas salvaram este produto na sua lista de desejos
- Edição limitada – restam apenas algumas peças!
- Todas as Unidades Vendidas. Veja outras ofertas como essa
- Você perdeu! Vendemos nossa última peça disponível. Confira outros produtos semelhantes em oferta
- 70 unidades vendidas hoje
- Alta demanda – apenas 4 peças restantes em nossa loja!

Como Vender Mais na Loja Virtual Usando Escassez / Urgência
Na loja virtual, a urgência ajuda seus visitantes a tomar decisões mais rápidas. Ela tem como alvo a tendência deles de procrastinar as decisões, atacando o medo de perder, não ser exclusivo e oferecer prova social.
Há muitas maneiras de criar urgência. Você pode alterar a forma como oferece frete grátis, executar promoções e criar descontos. Tudo, desde o preço do produto até o design e a copy das páginas do produto, tem o potencial de impactar suas vendas.
Aqui está o que você deve tirar deste post:
- A urgência promove a ação, dando aos clientes um incentivo para agir rapidamente;
- Você pode criar urgência executando vendas limitadas no tempo ou na quantidade;
- Os clientes querem frete grátis. Use-o como uma ferramenta para criar urgência, oferecendo-o apenas quando os clientes agirem rapidamente;
- Use a prova social como um indicador da popularidade de um produto (e, portanto, disponibilidade limitada). Mostre que os outros querem e estão comprando ativamente o produto;
- Use textos focados em urgência nas páginas dos produtos;
- E o mais importante, certifique-se de ter uma plataforma de comércio eletrônico que possa apoiar suas atividades de marketing.