Veja como desenvolver a VTEX na sua loja online com eficiência e agilidade…
A pandemia pode ter forçado os varejistas a procurar o ambiente online como alternativa para continuar atendendo seus clientes, mas isso não significa que seja algo temporário. Ao contrário, cada vez mais as empresas estão enxergando o e-commerce como uma oportunidade de aumentar as vendas e reter maior número de clientes. Isso veio para ficar.
Porém, para colocar uma loja no ar é preciso atentar a diversos aspectos. É preciso um planejamento estratégico, um design voltado ao cliente e estratégias de vendas específicas, como o chamado CRO. Além, claro, do desenvolvimento VTEX, é importante que a plataforma de seu site permita o correto funcionamento de tudo, como front-end, back-end e demais funcionalidades web.
Desenvolvimento VTEX: os passos para ter seu e-commerce no ar
Dessa forma, para desenvolver sua loja online, ou seja, a implantação do e-commerce na prática, é preciso atentar para que seu site seja voltado às necessidades do seu consumidor. Isso passa, obrigatoriamente, por uma consultoria de e-commerce dedicada atentamente à experiência do consumidor.
Sendo assim, para realizar o desenvolvimento VTEX de seu e-commerce com com cuidado, conhecimento e segurança, é preciso seguir alguns passos:
Briefing
Nessa primeira etapa do desenvolvimento do seu e-commerce é elaborado um documento onde são colhidas todas as informações identificadas junto à sua empresa para entender as necessidades do seu negócio. Isso é feito para poder planejar soluções que sejam ideais para sua loja.
O briefing pode ser feito junto com o time da sua empresa para, assim, entender qual planejamento estratégico melhor se adequa ao seu público, bem como soluções de omnichannel.
Kick-Off
Em uma segunda etapa do desenvolvimento VTEX, é definido um cronograma das tarefas e o plano de ação do projeto com todos os times envolvidos. Com o apoio de reuniões entre as equipes, o kick-off ideal é aquele que possui o foco totalmente voltado para a entrega.
Isso porque aqui, de fato, começa a implantação e-commerce da sua empresa na prática, com definição de escopo, funções e metas. Também são definidos os canais de comunicação, ou seja, a atuação omnichannel que sua loja terá.
Consultoria
Essa etapa garante que seu e-commerce contemple todas as suas necessidades e objetivos definidos. Sendo assim, a consultoria pode contemplar desde o business plan até o planejamento comercial de sua loja. Esse passo é importante pois garante todo planejamento estratégico e também a consultoria de e-commerce mais correta para que seu modelo de negócio seja traduzido para o ambiente digital com eficiência.
A consultoria, assim, pode ser dividida em duas frentes: consultoria estratégica e consultoria técnica, com foco maior em atuações táticas e operacionais, dependendo dos objetivos definidos.
Criação
Nesse ponto é feita a parte de criação de sua loja online direcionada a todos os aspectos visuais do e-commerce. Para isso, o ideal é que o layout seja voltado para a experiência do cliente (UX Design), possibilitando que seu site tenha os subsídios necessários para oferecer isso.
Essa criação precisa levar em conta dois aspectos aspectos fundamentais: Service Design e Innovation Thinking. Tratam-se de estratégias específicas que garantem uma loja capaz de compreender o comportamento do seu consumidor no ambiente online e, com isso, propor soluções visuais que possibilitem aumento de conversão.
Desenvolvimento
Dispor de uma equipe especializada no que há de mais atual em tecnologia VTEX é fundamental para o desenvolvimento de sua loja. Isso porque nessa etapa é desenvolvido o código-fonte do seu e-commerce, que precisa contar com as linguagens mais atuais disponíveis no mercado.
O ideal é que essa equipe atue com plataformas como o VTEX IO, de low-code development, pois possibilita um gerenciamento com foco na experiência do usuário para seu e-commerce. É muito importante também deixar sua loja com o melhor desenvolvimento de Search Engine Optimization (SEO), que é a prática para obtenção tráfego direcionado. Assim, quanto mais eficiente seu código-fonte, maiores as chances de vendas.
Go Live
Por último, temos o chamado “go live”, onde seu e-commerce é colocado no ar. Para isso, é fundamental que ele passe por uma série de testes antes de “nascer”. Assim, uma consultoria de e-commerce que ofereça a possibilidade de acompanhamento de Go Live é de extrema importância.
Isso porque é possível que essa equipe de consultoria estratégica possa diagnosticar pontos de atenção e identificar oportunidades, sugerindo e direcionando ações corretivas. Além disso, é importante realizar análises e medição dos resultados determinados ainda no desenvolvimento do seu projeto.
Todas essas etapas de implantação do e-commerce garantem não apenas que sua loja vá para o ar da maneira correta, como também possibilita maiores chances de vendas, retenção, experiência ao cliente e atendimento omnichannel. Conheça melhor como a Maeztra realiza o desenvolvimento VTEX cases VTEX.