Como Melhorar o Ranking do Meu Site no Google – GUIA PRÁTICO

Veja como melhorar o ranking do seu site no Google com este guia prático e consiga mais visitantes para o seu site ou blog…

Hoje em dia, o mundo inteiro está conectado. Nós conseguimos fazer praticamente de tudo pela internet, por isso, é essencial que a sua empresa ou negócio esteja presente na Web.

Mas não adianta apenas estar presente, é preciso que o seu site esteja bem posicionado nos motores de busca (Google, Bing etc.), principalmente na frente dos seus concorrentes! Confira algumas dicas para melhorar o ranking do seu site no Google…

Como Melhorar o Ranking do Meu Site no Google
Como Melhorar o Ranking do Meu Site no Google

Como Melhorar o Ranking do Meu Site no Google

O Google é o maior buscador do mundo. Sempre que temos alguma dúvida ou problema, recorremos à ele, não é verdade? E para acharmos a solução, quase sempre terminamos acessando algum site, especialmente os primeiros resultados.

Pois bem, esses sites não estão ali por acaso. Existe todo um sistema de ranqueamento orgânico e pago que o Google segue, e você precisa entender, se quiser que o seu site fique bem posicionado.

Primeiro, vamos começar explicando a diferença entre os resultados orgânicos e pagos, pois assim vai ficar mais fácil para você escolher qual a melhor estratégia para o seu site e/ou empresa.


Resultados Pagos do Google

Quando pesquisamos qualquer coisa no Google, os primeiros 4 resultados – via de regra – são anúncios. Ou seja, os donos daqueles sites estão pagando ao Google para aparecer nas primeiras posições.

RECOMENDADO:  Como Colocar Crédito no Celular

Esses são os chamados resultados pagos do Google. Se você vende um produto ou serviço pelo seu site, deve avaliar a possibilidade de anunciar no Google, o que pode lhe trazer ótimos resultados.

Isso porque, você vai aparecer nas primeiras posições para o seu cliente em potencial, aquele que já está buscando o produto ou serviço que você tem para oferecer, e não fica dependendo dos resultados orgânicos para isso.


Resultados Orgânicos do Google

Nos resultados orgânicos do Google, o seu site só vai aparecer depois dos quatro primeiro anúncios – isso se o seu site estiver qualificado para aparecer na primeira página de resultados, o que tem sido cada vez mais difícil.

A razão disso é que o algoritmo do Google, que é responsável por definir a posição orgânica dos sites nos resultados, analisa mais de 200 fatores de ranqueamento.

Além disso, dependendo do seu nicho de mercado, você pode competir com empresas gigantes, como Globo, UOL, Abril etc. Por isso, para melhorar o ranking do seu site nos resultados orgânicos do Google, você precisa seguir as dicas a seguir…

como ranquear melhor no google
Como ranquear melhor no Google

1. Tenha um site responsivo e rápido

Site responsivo é aquele que se adapta bem à qualquer tela que o usuário estiver acessando, seja através do celular, do computador, tablet ou notebook.

Além disso, é preciso que ele não demore para carregar todo o conteúdo, senão o usuário acaba desistindo de esperar e volta para os resultados de busca à procura de outro site.

Para saber se o seu site é responsivo, basta acessar essa página e digitar o endereço do seu site (URL). Já para saber se ele é rápido para carregar, você pode usar a ferramenta PageSpeed Insights do Google (acesse aqui).

*Dica: Você pode deixar o site responsivo trocando o tema do site, ou contratando um programador. Para deixar o site mais rápido, você pode comprimir e redimensionar as imagens antes de enviar para o site.


2. Escreva um conteúdo de qualidade

Não adianta, se o seu conteúdo for raso e não trouxer informações de qualidade para o leitor, que realmente o ajude a sanar todas as dúvidas que ele tinha, o Google não vai ranquear bem o seu site.

Isso porque o usuário vai entrar, ver que o seu conteúdo não consegue oferecer as respostas que ele procura, e vai voltar para os resultados de busca procurando outro site que o ajude.

Com isso, o algoritmo do Google não vai deixar o seu site nas primeiras posições, pois ele vai dar preferência para os sites em que os usuários ficaram mais tempo nele, que realmente resolveram o seu problema/dúvida.

*Dica: Além de criar um conteúdo excelente, você precisa seguir as regras de SEO na hora de escrever os artigos.


3. Consiga links de sites bons e relevantes

Um dos principais fatores que fazem um site ranquear bem no Google é a autoridade que esse site possui, e isso é medido principalmente através dos links que ele recebe de outros sites.

RECOMENDADO:  Serasa Consumidor - Consultar CPF Grátis pela Internet

Se um site possui bons links apontando para ele, provavelmente ele irá ranquear melhor do que outros que não recebem nenhum link.

Ao fazer um conteúdo de qualidade, naturalmente os outros sites vão mencionar você quando estiverem produzindo algum artigo, citando o seu site como fonte de inspiração ou consulta.

Dica: Você também deve utilizar bem a linkagem interna no seu site, para proporcionar uma boa experiência ao usuário, colocando links para outros artigos relevantes no seu site.


Conclusão

Como já mencionado, existem mais de 200 fatores de ranqueamento que o algoritmo do Google leva em consideração na hora de definir o posicionamento dos sites nos resultados de busca.

Mas observando esses 3 passos fundamentais, você já sai na frente de 80% dos sites que estão por aí na internet, e certamente vai conseguir melhorar o ranking do seu site no Google com isso.

Ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários mais abaixo, que ficaremos felizes em ajudar!

 
Viu Só?
Viu Só?

A equipe do Viu Só? é formada por escritores experientes e especialistas em diversas áreas, dedicados a fornecer conteúdo de qualidade para nossos leitores em uma ampla gama de tópicos. De cursos online a dicas de saúde, tecnologia e entretenimento, estamos comprometidos em oferecer informações úteis e interessantes para ajudar você a explorar e entender o mundo ao seu redor. Além disso, também oferecemos uma variedade de ferramentas online, para facilitar a sua vida digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *