Otimização de Sites para o Google – Como Funciona?

 

Saiba como fazer a otimização de sites para o Google…

A cada dia a procura por conteúdo online tem sido maior, o que faz com que muitos comecem a trabalhar na área, montando sites. E acontece que muitas vezes podem acabar não vendo retorno de acessos e consumo do conteúdo.

Isso pode acontecer pela falta de otimização de sites para o Google. Veja a seguir um dos métodos mais utilizados.

Otimização de Sites para o Google

Otimização de sites para o Google

Otimização de Sites para o Google

SEO – Search Engine Optimization

SEO ou Search Engine Optimization é uma técnica muito utilizada no marketing digital para aumentar os acessos de um site por meio de um conjunto de táticas e estratégias, como a utilização de palavras-chave e algumas configurações de texto.

Essas técnicas irão ajudar com que o seu site consiga um melhor posicionamento nos resultados orgânicos em mecanismos de busca como o Bing e o Google, ou seja, o SEO é a melhor maneira de otimizar seu site sem a utilização de links patrocinados.

Isso acontece por conta do algoritmo do Google, todos os processos são calculados automaticamente, reconhecendo os sites que são mais relevantes e melhor otimizados. Além da escrita, o mecanismo também consegue identificar fatores como tempo médio de permanência no site. Sendo assim, é como se o Google privilegiasse aqueles que fizeram um bom trabalho de SEO.

Existem algumas táticas a serem usadas para que seu site tenha um melhor desempenho, veja a seguir.

Utilização de palavras-chave

O ideal é que seja feita uma pesquisa de acordo com seu site para identificar as palavras-chave mais relevantes. Elas devem ser utilizadas com uma frequência específica: 1 vez na introdução, 1 na conclusão e, se possível, em um intertítulo.

   
 

Utilizar as palavras-chave corretamente irá trazer um melhor ranqueamento para o seu site, pois assim será mais fácil que outras pessoas que estejam procurando sobre o assunto que você está escrevendo encontrem seu site.

Além de utilizar a palavra-chave durante o texto, é importante também estar colocando ela na URL da página do post e na alt tag nas imagens, caso haja.

Como otimizar o site para o Google

Otimizar o site para o Google

Escaneabilidade do texto

É muito importante para facilitar a leitura do post e aumentar o tempo de permanência no site. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados como:

  • Escrever o post com frases curtas e parágrafos de até 5 linhas;
  • Usar bullet points ou listas numeradas sempre que possível;
  • Utilizar palavras em negrito para destacar a mensagem principal;
  • Utilizar palavras em itálico quando for de origem estrangeira;
  • Dividir o conteúdo em intertítulos e subtítulos;
  • Adicionar mídias como vídeos e imagens para complementar as informações;
  • Formatar o texto alinhado à esquerda para facilitar a leitura;
  • Utilizar link internos para aumentar o tempo de permanência no site.

Otimização de Sites para o Google

Isso tudo é só o básico, pois existem ainda outras maneiras de aumentar cada vez mais os acessos, você pode utilizar postagens em redes sociais, colocar uma CTA (call to action –  chamada para ação) no final de cada post, estabelecer um público alvo e outras técnicas.

Com a estratégia certa, foco e objetivo é possível fazer uma boa otimização de sites para o Google, de forma que o seu site seja visto por mais pessoas e possa trazer lucros.

   

Deixe um Comentário