Saiba como escolher a melhor assessoria contábil…
Quando se pensa em contratar uma assessoria contábil, a primeira ideia que se tem é a de simplificação da rotina relacionada à burocracia. Os clientes que vão em busca desse tipo de serviço podem ser tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, constituindo uma extensa demanda nos dias atuais.
Um dos principais objetivos almejados, contudo, é estar quite com o que prevê a legislação, sem deixar que nenhuma obrigação dessa natureza deixe de ser cumprida, uma vez que o descuido pode acarretar multas e outros tipos de sanções.
Assessoria Contábil: Como escolher a melhor?
A assessoria contábil pode ser prestada tanto por um profissional cuja atuação é independente, quanto por uma empresa de maiores dimensões em se tratando da presença nesse tipo de segmento.
Com isso, é imprescindível que se atente a alguns detalhes no momento de escolher quem auxiliará nas tarefas de ordem contábil. Conheça alguns pontos importantes a se observar:
1. Situação legal da empresa ou do profissional contábil
Assim como deve ocorrer em outras áreas, a assessoria deve ser prestada de modo a estar em absoluta conformidade com o que está descrito em lei. Dessa forma, alguns documentos devem estar em dia, como no caso do alvará de funcionamento, registro no conselho de classe, situação cadastral perante a Receita Federal, além do cadastro próprio na junta comercial.
É dever do prestador desse serviço prezar pela transparência no momento que o cliente decide procurá-lo, mas tais informações também podem ser checadas através da internet.
2. Especialidades da assessoria contábil
As atividades contábeis são variadas e podem ser divididas em classes, o que explica o grande número de empresas ou até mesmo profissionais que optam pela atuação em algum campo específico do conhecimento contábil.
Por atuarem exclusivamente em determinado nicho, a probabilidade de obterem melhores desempenhos costuma ser maior do que a observada em assessorias contábeis mais generalistas, constituindo grande vantagem aos clientes. Dessa maneira, a clientela costuma ter suas necessidades atendidas de modo mais preciso e completo.
3. Imagem perante clientes conhecidos
Os clientes possuem necessidades peculiares, o que dependerá do ramo de atividade realizada, dimensões do capital empregado, dentre outros fatores. O modo como a assessoria contábil atende seus consumidores deve ser pautado por características como o respeito, a pontualidade e a presteza na hora que for solicitada.
Com isso, a indicação de um prestador de serviços contábeis é sempre oportuna, uma vez que só se indica aquilo que foi do agrado da clientela.
4. Relatórios fornecidos
Os serviços contábeis não servem apenas para que o cliente esteja sempre em conformidade com as obrigações legais. A própria gestão de empresas é algo contemplado por esse atividade.
Com base em relatórios específicos, como por exemplo, balanços, fluxos de caixa e demonstrações, o gestor pode ter maior nível de assertividade no momento das tomadas de decisão, o que torna importante que tais documentos sejam entregues de modo adequado pelo prestador do serviço.
5. Valores praticados pela assessoria contábil
Em tempos de crise, o corte de gastos é uma ideia recorrente entre as pessoas. Nesse caso, entretanto, vale lembrar que o barato pode sair bastante caro.
O mais indicado é procurar uma assessoria contábil que pratique os valores considerados justos, ou seja, aqueles que são comuns de serem observados no mercado contábil.