Como Tirar Olheiras Escuras e Roxas do Rosto: O Guia Definitivo

Como Tirar Olheiras – Aprenda a remover olheiras do rosto de uma vez por todas, neste guia feito especialmente para você que sofre bastante com as olheiras escuras.

Acordar de manhã, se olhar no espelho e ver aquela mancha roxa em volta dos olhos é desesperador, não é mesmo? Pois é, geralmente isso é um sinal de noites mal dormidas, mas as olheiras também podem ter outras causas, como genética, etnia, avanço da idade etc.

As olheiras, ou hiperpigmentação suborbital, podem surgir ou se agravar também no período menstrual, ou pelo uso excessivo de cigarro, bebidas alcoólicas e café. Em todos estes casos, ocorre um estímulo do fluxo sanguíneo e a dilatação dos vasos da região dos olhos.

Não existe fórmula secreta de como tirar olheiras, porém, alguns hábitos podem ajudar a amenizar as marcas, como uma alimentação equilibrada, noites bem dormidas e praticar alguma atividade física com frequência.

Vamos conferir, então, algumas dicas de tratamento para olheiras. Aprenda de uma vez por todas como tirar olheiras escuras e roxas do rosto:

como tirar olheiras escuras e roxas do rosto

Como tirar olheiras escuras

Como tirar olheiras escuras e roxas do rosto

Atualmente, existem diversas opções para tratar olheiras, como chá, cosméticos, remédios caseiros, laser e cirurgia. Vamos ver algumas destas opções:

Chá de Camomila

Faça um chá de camomila e coloque no freezer por alguns minutos (com o saquinho). Depois, aplique o saquinho sobre os olhos por 10 minutos, repetindo essa operação algumas vezes.

Rodelas de Pepino

Após deixar um pepino por alguns minutos na geladeira (até ficar bem frio), retire o mesmo e corte em fatias redondas e finas. Em seguida, deitada e com a cabeça elevada, aplique as rodelas de pepino sobre os olhos por entre 10 a 15 minutos.

Água Boricada/Soro Fisiológico

Separe alguns pedaços de algodão e umedeça-os com a água boricada ou o soro fisiológico. Depois, deixe-os no refrigerador até ficarem gelados e aplique em cima dos olhos.

Colher de Sopa

Caso não tenha nenhum dos itens acima, em sua casa, você pode se utilizar de uma colher de sopa, deixando-a esfriar na geladeira e aplicando-a sobre os olhos (o fundo da colher).

Como tirar olheiras – Máscara Caseira

Leve ao fogo 1 xícara de chá de leite, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de maisena, e mexa até engrossar. Depois, coloque em um prato para esfriar e aplique uma camada grossa sobre os olhos, colocando um pedaço de algodão umedecido por cima.

Permaneça deitada por 15 minutos e, então, lave os olhos com bastante água e aplique um creme hidratante.

Confira outra receita caseira para tirar olheiras neste vídeo feito pela Lu Paganelli:

Como tirar olheiras com receita caseira

Creme para Olheiras

Os cremes melhoram a circulação no local, e a cor escura da região dos olhos. Escolha produtos à base de vitamina A, C, E, K, ácido kójico e arbutin, que também atuam na elasticidade da pele, suavizando as rugas.

Evite os cremes que contém hidroquinona, pois esta substância é muito agressiva para a pele próxima aos olhos, que é muito sensível.

Corretivo para Olheiras

Utilizar uma maquiagem pode ser a opção mais rápida para esconder as olheiras. Opte por um corretivo que combine com o seu tom de pele.

Depois de aplicar o corretivo, use um pouco de pó matte para ajudar a fixar o corretivo pelo dia todo.

Tratamento para olheiras

Existem alguns tratamentos mais avançados para as olheiras, como é o caso do laser, da cirurgia etc. Vamos conhecer alguns deles:

Como tirar olheiras à laser

O laser atua na contração da pele, o que acaba clareando as olheiras. Os resultados aparecem logo na primeira sessão.

Cada sessão dura cerca de 20 minutos, e são necessárias de 3 a 5 sessões, para que se obtenha um resultado satisfatório e duradouro.

Carboxiterapia

A carboxiterapia funciona através da injeção de gás carbônico (CO2) na pálpebra inferior, o que melhora a circulação sanguínea da área e aumenta a produção de colágeno que, por sua vez, diminui o escurecimento das olheiras, suavizando as marcas de expressão.

São necessárias de 3 a 4 sessões por mês.

Injeções de Vitamina K1

Em alguns casos, quando os vasos sanguíneos são muito finos, o laser não consegue atingi-los. Nesse caso, é recomendável a injeção de vitamina K1, que deixa o vaso sanguíneo mais forte, diminuindo o roxo.

As sessões duram cerca de 15 minutos, e devem ser realizadas por duas a três vezes, em intervalos de 15 dias.

Como tirar olheiras com luz pulsada

Esse tratamento se dá através de um feixe de luz que diminui os efeitos dos componentes sanguíneos, que causam o escurecimento da área dos olhos, e deve ser realizado entre 4 a 6 vezes por mês.

Ácido Hialurônico

O ácido é injetado por meio de agulhas, após a pele ser preparada com cremes anestésicos. É recomendado para quem possui olhos fundos, ou pouca gordura na região dos olhos, e acabam ficando com uma sombra na pálpebra inferior.

Uma sessão é suficiente para tratar as olheiras.

Cirurgia

A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam excesso de gordura na região dos olhos e pigmentação acentuada nas pálpebras inferiores.

O procedimento (blefaroplastia) é feito com anestesia local, e possui um tempo de recuperação de 30 a 60 dias.

Como tirar olheiras de vez

Agora que já vimos como tirar olheiras e quais os tratamentos disponíveis, vamos conferir algumas dicas para acabar de vez com as olheiras (ou pelo menos diminui-las):

Beba bastante água

Ao beber bastante água, você retira o excesso de sal de seu corpo (o sal que é o responsável por reter líquidos), líquidos que acabam indo para debaixo dos olhos depois.

Além disso, evite comer comidas muito salgadas.

Cuide das alergias

Os inchaços também podem ser ocasionados por alergias, que causam inflamações no rosto. É bom evitar pelos de animais, mofos etc.

Em caso de alergias, procure sempre um médico.

Durma bem

É essencial ter uma boa noite de sono, de 8 a 10 horas por dia, e sem ficar acordado até tarde.

Além disso, tente variar as posições ao dormir também.

Cuide do rosto

Tenha cuidado ao aplicar e retirar maquiagens, cremes etc., e não durma com maquiagem.

Faça, também, sempre uso do protetor solar, e evite esfregar os olhos com as mãos, lavando-os sempre com água fria.

Stress e Poluição

O stress e poluição, das grandes cidades, também colaboram para o surgimento das olheiras.

Caso haja a possibilidade, mude para uma cidade mais tranquila e com um ar mais fresco.

Corte o fumo

O tabaco causa rugas e enfraquece a pele com o tempo (além de outras consequências maléficas para a saúde), por isso, abandone de vez esse vício.

Alimentos com fitoestrógenos

Consuma alimentos ricos em fitoestrógenos, como a quinua, o trigo integral, soja e brotos, feijão etc.

Os fitoestrógenos estimulam os rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados.

Estas foram as dicas sobre como eliminar, diminuir, clarear ou disfarçar as manchas escuras nos olhos.

Se você gostou dessas dicas de como tirar olheiras escuras e roxas do rosto, curta e compartilhe este artigo com suas amigas e amigos, que assim você estará ajudando eles também! 🙂

Receba mais artigos como este em sua caixa de entrada

Assine a nossa lista VIP e receba as atualizações direto no seu e-mail.