www.ValoresaReceber.bcb.gov.br – Consulta CPF – Dinheiro Esquecido nos Bancos

Valores a Receber – Veja onde consultar no site do Banco Central com seu CPF para saber se tem direito a receber algum valor de contas esquecidas…

O SVR – Sistema Valores a Receber é um serviço, lançado pelo Banco Central do Brasil (BC), que permite a consulta de eventuais valores que tenham sido esquecidos em contas bancárias.

O BC estima que serão devolvidos cerca de R$ 8 bilhões para aproximadamente 24 milhões de pessoas e empresas. Saiba tudo sobre o Valores a Receber e veja quem tem direito, como consultar CPF etc.

Valores a Receber Banco Central Quem Tem Direito Como Consultar CPF no Registrato SVR

O que é Valores a Receber do Banco Central?

O Valores a Receber é um serviço do Banco Central do Brasil, onde as pessoas físicas e jurídicas podem consultar se têm valores a receber de bancos e demais instituições do sistema financeiro, e, em caso positivo, podem solicitar a devolução desses recursos.


Quando o Valores a Receber Estará Disponível?

O site do Valores a Receber foi lançado no final de janeiro de 2022, mas não suportou a alta demanda de acessos e saiu fora do ar. O Banco Central suspendeu temporariamente o serviço até restabelecer o sistema, o que deve ocorrer nas próximas semanas.


Como Saber se Tenho Valores a Receber de Bancos?

Para saber se você tem direito a receber algum valor, você precisa acessar a página Minha Vida Financeira no site do Banco Central, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa (ou da empresa que você representa) e ver se tem valores a receber.

Caso possua algum dinheiro para receber, você deve então acessar o site do Registrato e verificar:

  • o total de dinheiro a receber;
  • o banco que deve te devolver o recurso; e
  • a origem desse recurso.

Como Acessar o Registrato?

Para acessar o site do Registrato, basta vistar a página: https://www3.bcb.gov.br/registrato/login/. Você precisa ter o login Registrato ou o login gov.br (nível prata ou ouro).


Quais são os Valores para Receber no SVR do Banco Central?

Na primeira etapa do SVR – Sistema Valores a Receber, os recursos a serem devolvidos serão relacionados aos seguintes produtos que o cliente tinha com o banco: 

  • contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • tarifas cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado com o BC;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; ou 
  • recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Como Resgatar os Valores que Tenho para Receber?

Caso você tenha valores a receber, dentro do site do Registrato podem aparecer duas opções:

  1. SOLICITAR POR AQUI – significa que o banco aderiu ao Termo do BC que prevê a devolução do valor via Pix* na sua conta em até 12 dias úteis. Excepcionalmente, o banco poderá te pagar via TED ou DOC, mas desde que no prazo de até 12 dias úteis e desde que na conta onde você registrou a chave Pix indicada no Registrato;
  2. SOLICITAR VIA INSTITUIÇÃO – significa que você tem valores a receber, mas o banco não aderiu ao Termo do BC e, por isso, você deve entrar em contato com ele para combinar a devolução dos valores.

*Obs.: Se você não tiver PIX, pode informar seus dados pessoais para que o banco entre em contato com você (no caso da opção 1), ou então pode entrar com contato com o banco e combinar a forma de pagamento (no caso da opção 2).

 
RECOMENDADO:  Cetelem Cartões de Crédito - Como Solicitar?

3 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Minha mãe já é falecida e tem valores a a receber conforme pesquisa feita no site de valores a receber /Banco central.
    Como posso abri uma conta em nome de uma pessoa que ja falecida?
    Sou a inventariante.
    Solicito orientação para resgate.
    obrigada