Tubos Galvanizados: O que são? Para que Servem?

Veja o que são tubos galvanizados e para que servem…

O modelo de construção civil e industrial adotado por engenheiros e arquitetos do século XXI, traz de forma bem determinada em seu conceito, a preocupação com a durabilidade e com a segurança especificada em normas e padrões modernos.

Diante dessas preocupações, os tubos galvanizados surgiram e conseguiram suprir a necessidade de segurança cada vez mais exigida, tornando-se uma ótima opção em construções industriais e civil, permitindo a condução de fluidos com mais ênfase a segurança dos processos adotados de um modo geral na indústria.

 

Tubos Galvanizados: O que são? Para que Servem?

 Tubos galvanizados: O que são? Para que servem?

Os tubos galvanizados são produzidos com ferro e carbono, permitindo uma grande resistência em suas paredes e podem agregar alta pressão conforme o dimensionamento do projeto

Quando o tubo recebe o acabamento final em meio ao processo de fabricação, ele passa por um tratamento de galvanização (camada de revestimento que utiliza zinco e aço) que irá garantir que esse tubo esteja protegido contra agentes corrosivos somados a ação do tempo.

Como é feita a galvanização?

O processo de galvanização é realizado por imersão feito a alta temperaturas de chapas de aço laminadas que são isoladas por uma solda específica conhecida por “solda longitudinal”. Esse e outros procedimentos na fabricação dos tubos galvanizados, permite sua total durabilidade contra as intempéries do tempo e a agressividade de substâncias químicas altamente corrosivas.

   
 

No dia a dia, a galvanização é cada vez mais encontrada em portões de casas, comércios, em tubulações residenciais, nas traves em campos de futebol, nas quadras poliesportivas e postes de iluminação pública, mas principalmente é utilizado pela indústria.

Utilização na indústria

No setor industrial, essa modalidade de tubulação é amplamente utilizada, como na indústria sucroalcooleiro, química e petroquímica. A transferência de líquidos altamente corrosivos são suportados por esses tubos devido ao tratamento de galvanização e ao dimensionamento da parede dos tubos.

Existe uma facilidade muito grande de limpeza e uma grande capacidade de conservação de calor nas trocas de temperaturas conduzidas por essas tubulações em várias industrias, permitindo cozimento e evaporação em grande escala.

Normas e diretrizes

De acordo com as normas e diretrizes que abrangem a fabricação de tubos galvanizados, a produção destes tipos de tubulações são voltadas para a condução de substâncias altamente corrosivas sem que isso afete sua vida útil a médio e longo prazo. Mas é importante estar atento se de fato o fabricante deste tubo seguiu as normas e especificações determinadas para sua produção.

Em termos de segurança e durabilidade, as tubulações galvanizadas não deixam a desejar e podem ser introduzidas com baixo custo benefício em instalações industriais. Isso permite que muitas empresas possam utilizá-los com sistemas de distribuição de fluidos, mesmo que existam grandes diferenças entre uma substância ou outra. Onde teriam que ser utilizados mais de uma tubulação, a tecnologia de galvanização permite que seja utilizado uma única linha de tubulação de fluidos.

Serão emitidos certificados de qualidade com garantias de durabilidade na aquisição dos tubos galvanizados, sendo específicos para a indústria que os utilizará. É importante frisarmos que estes tipos de tubos podem ser reciclados e transformados em novos tubos ou em outros materiais de aço, possibilitando sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

 




Deixe um Comentário