Sicredi: O que é? Como Funciona?

Sicredi: Saiba o que é e como ele funciona…

O Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo – é formado pela união de mais de 100 cooperativas ligadas ao crédito que são representadas por mais de 1.500 agências e postos espalhados em 21 estados brasileiros.

Esse sistema de crédito é sustentado no país por mais de 3,7 milhões de associados, sendo considerado um dos principais sistemas de crédito entre os três melhores cooperativas de crédito do país.

Sicredi: O que é? Como Funciona?

Sicredi: O que é? Como funciona?

Esse sistema foi fundado a partir do início de uma empresa sem fins lucrativos com o objetivo de unir cooperativas de crédito do país para proporcionar um modelo diferente de atendimento ao cliente. De uma forma mais simples, no sistema de crédito cooperativo, os associados são responsáveis por ajudar outros associados através de linhas de crédito.

O sistema é formado por uma sociedade de pessoas, que são responsáveis por manter todo o sistema de crédito operante. Dentro dessa sociedade, não há um dono exclusivo do sistema, sendo assim, todos os associados contribuem igualmente para serem donos do crédito arrecadado pelo Sicredi.

O objetivo dessa sociedade de pessoas que estão em busca de crédito é captar recursos para que os associados possam financiar suas atividades como quiserem. Sendo assim, o sistema de crédito do Sicredi funciona exclusivamente para atender as demandas de crédito solicitadas por seus associados, que por meio desse núcleo de pessoas, consegue agregar renda e financiar suas atividades.

   
 

Sicredi x Banco

Em uma comparação, podemos citar o exemplo de um banco que também oferece capital para financiar as atividades de seus clientes. Contudo, em um banco o crédito só é possível através de uma sociedade de capital, que é adquirido através de grandes investidores. O funcionamento do banco tem como finalidade a prestação de serviços bancários e seu principal objetivo é o lucro através da prestação desses serviços.

Somente com essa comparação já podemos considerar que o sistema de crédito cooperativo atua em benefício das pessoas, e não do lucro como ocorre nos bancos. Além disso, o Sicredi é uma instituição financeira que atua como cooperativa e objetivo de promover o desenvolvimento econômico de seus associados e o desenvolvimento social de toda a comunidade onde atua.

Como funciona o Sicredi?

No geral, o Sicredi funciona como se fosse um banco, mas com valores diferentes das demais instituições financeiras. Nesse sistema, os associados participam da cooperativa de forma muito ampla, podendo opinar em decisões, participar de resultados da empresa, entre outras participações onde o Sicredi busca ter um envolvimento maior com seus associados. Sendo assim, o sistema disponibiliza todos os produtos e serviços oferecidos por um banco tradicional, mas com a valorização de seus associados.

A funcionalidade do Sicredi é aplicada através do desenvolvimento econômico de seus associados, onde o crédito arrecadado irá complementar as atividades de seus associados, que por sua vez contribuirá de uma forma indireta para que haja desenvolvimento social de um grupo de pessoas próximas. Dessa forma, o sistema de crédito cooperativo busca proporcionar mais renda para seus associados e agregar o desenvolvimento econômico na sociedade.

Atualmente, para ser um associado desse sistema de crédito não é necessário ter CNPJ, ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um associado do sistema de crédito cooperativo, podendo ser pessoa física, autônomo e pessoa jurídica.

 




Deixe um Comentário