Qual a Melhor Linguagem de Programação Web?

Saiba qual é a melhor linguagem de programação Web atualmente e veja alguns dos melhores cursos online disponíveis no mercado…

Existe, atualmente, um número considerável de linguagens de programação disponíveis.

Elas abrangem desde as camadas de apresentação (interação usuário-software) até as camadas de dados (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados – SGBD – e demais fontes de gerenciamento) e de negócio (camadas lógicas: validação de dados e levantamento das necessidades de aplicação).

Qual a Melhor Linguagem de Programação Web

Qual a Melhor Linguagem de Programação Web

Qual a melhor linguagem de programação web?

Basicamente, um desenvolvedor deve dominar, no mínimo, as linguagens conhecidas de maior destaque (tanto pela funcionalidade quanto escalabilidade), tais como PHP, HTML, JavaScript etc.

Como as linguagens de programação são inúmeras (em especial nas camadas lógicas), é impossível adquirir um amplo domínio sobre todas elas. Sendo assim, o melhor é estabelecer um foco bem definido.

Algumas linguagens e suas características

  • PHP: trata-se de uma linguagem de script cuja codificação, via de regra, é inserida no próprio HTML. O código “roda” no ambiente do servidor, sendo que ao cliente é encaminhado somente a resposta em HTML puro. Portanto, a comunicação com a base de dados e demais aplicações, bem como a codificação, não ficam expostas;
  • HTML: ela é considerada, na verdade, uma linguagem de marcação, ou seja, aquela que determina a exibição de cada elemento dentro de uma página. É a linguagem básica de todo desenvolvedor;
  • JavaScript: orientada a objetos, é muito usada na programação dos scripts que vão sendo executados no browser do internauta (no lado do cliente, como costumam dizer);
  • Linguagem C: utilizada em sistemas embarcados (aplicação dedicada), é a opção de muitas empresas de telecomunicações, devido à rapidez e bom desempenho em funções pré-determinadas e específicas;
  • C++: bastante usada na criação de softwares específicos para desktops e games (que demandam capacidade de hardware). Trata-se de uma versão aprimorada da linguagem C, mas orientada a objetos.
aprender a programar curso online

Como aprender a programar

Por que a linguagem PHP é a melhor opção?

A linguagem PHP é a base de programação para internet mais usada atualmente. Ela é versátil e de fácil aplicação e domínio. Ainda assim, é extremamente eficiente quando se trata de implementar funções complexas ou de maior dinamismo dentro de páginas da web. Principais vantagens:

  • Facilidade:é com certeza a linguagem mais amigável. Mesmo um designer com pouquíssimos conhecimentos de programação pode aprendê-la rapidamente. Isso gera, inclusive, mais autonomia para projetos pessoais ou trabalhos como freelancer.
  • Documentação ampla:possui tutoriais completos e informações detalhadas na rede, que permitem ao usuário o domínio rápido dessa linguagem. Além disso, encontramos também muitas comunidades falando a respeito e esclarecendo dúvidas.
  • Rápida execução:requer menos recursos do servidor e, caso seu projeto eventualmente exija uma infra maior, o PHP garantirá ótimo nível de escalabilidade para sua aplicação.

Enfim, usando PHP você poderá, em pouco tempo e de forma descomplicada, desenvolver seu próprio Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. É claro que, em última instância, a definição da linguagem mais apropriada dependerá muito da aplicação, de seu objetivo. Mas sem sombra de dúvidas, em matéria de versatilidade, o PHP é um campeão incontestável.

Como aprender uma linguagem de programação Web

Hoje em dia, com a internet, é muito fácil aprender uma linguagem de programação Web. Confira, abaixo, os melhores cursos online disponíveis atualmente:

 




Deixe um Comentário