Os planos de saúde têm um papel importante considerando problemas como demora e falhas no sistemas de saúde pública.
Sendo assim, muitos recorrem a planos específicos para que possam ter um atendimento mais diferenciado e muitas vezes melhor, se sentindo mais seguros e trazendo maiores cuidados e saúde para a vida pessoal.
No entanto, é importante enfatizar que nem todos os planos de saúde podem ser assim tão práticos e úteis, sendo essencial ficar de olho em alguns detalhes antes de contratar uma empresa que está oferecendo o plano de saúde. Veja a seguir algumas dicas!
Planos de saúde: O que saber antes de contratar?
Verifique o registro na ANS
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) fornece informações da empresa como classificação, desempenho, regularização, reclamações, histórico de atividades e outros dados de referência. Para consultar é só acessar o portal da ANS e procurar pelo número de registro da empresa.
Perfil de contrato
Existem alguns tipos de perfis de contrato, são eles:
Coletivo ou empresarial – utilizado por empresas que desejam fornecer planos de saúde para seus funcionários;
Individual ou familiar – ideal para você e sua família.
Dessa forma, você deve ter certeza do que necessita, muitas vezes um plano familiar pode ser mais vantajoso para sua família.
Frequência de reajustes
É comum que algumas empresas forneçam um custo inicial baixo, por isso é importante estar atento a ajustes adicionais, como ajuste anual (feito pela ANS), por faixa etária e por sinistralidade (de acordo com a frequência de uso), para que você não seja enganado pelo baixo preço no início da contratação.
Área de cobertura do plano
O ideal é que o plano de saúde tenha uma abrangência nacional, assim você poderá ser atendido em qualquer lugar do país. Também existem planos com cobertura regional, nesse caso você só será atendido em sua localidade atual, dependendo do seu estilo de vida esse plano até pode ser adequado para você.
Também é necessário estar por dentro da lista de locais, como hospitais e clínicas, onde você pode receber atendimentos de urgência, assim ficará melhor preparado para eventuais surpresas.
Tempo de carência
Todos os planos de saúde costumam possuir um tempo de carência, isto é, um período em que você paga pelo plano sem utilizá-lo em sua totalidade. Por tanto, você deve consultar a empresa para verificar esse tempo necessário, compará-lo com suas necessidades mais imediatas e também informar problemas de saúde para que o tempo possa ser ajustado.
Além disso, pode ser interessante verificar a portabilidade do plano, ou seja, se existe a necessidade de cumprir novas carências caso haja uma mudança de plano de saúde.
Portanto, pense bem antes de contratar um plano de saúde, verifique algumas condições, leia bem o contrato e tenha certeza de que está de acordo com o que você e sua família precisam. Dessa forma, você terá maior segurança em sua saúde e evitará possíveis imprevistos.