Home Care x Cuidador: Qual a Diferença?

Veja qual a diferença entre home care e cuidador…

Os termos Home Care e cuidador possuem significados completamente diferentes, além de objetivos completamente diferentes, mas as vezes não sabemos exatamente qual deles usar e podemos fazer confusão.

Saiba agora quais as principais diferenças entre eles…

 

Home Care x Cuidador: Qual a Diferença?

Home Care x Cuidador: Qual a diferença?

O termo Home Care aplica-se em casos em que o paciente não necessita mais de estar presente em um ambiente hospitalar, mas ainda precisa de cuidados médicos básicos que podem ser realizados em casa por um profissional da área de saúde.

Tratamentos como manipulação correta de medicamentos, atenção domiciliar, aplicação de medicamentos via endovenosa, exercícios pontuais (no caso de fonoaudiólogos e fisioterapeutas), exames e análises, que podem ser realizados mensalmente, são os principais atendimentos realizados por médicos e enfermeiros que estejam qualificados para o serviço de Home Care.

Somente em casos severos, onde há a internação domiciliar com quadro mais grave e possui a necessidade da utilização de aparelhos como traqueostomia e gastrostomia, poderá ser necessário a atenção de um médico ou enfermeiro por 12 ou 24 horas.

Tratamento em casa

O tratamento em casa geralmente é considerado mais humanizado, pois está associado a sensação de conforto e segurança e pode auxiliar no processo de recuperação do paciente, no sentido de restaurar suas condições e manter sua liberdade.

Também em tratamentos para doenças que não possuem cura, é realizado os cuidados para a manutenção do estado atual do paciente, entretanto, cuidados como banho, higienização, alimentação e outros serviços que podem contribuir para o bem-estar do paciente, mesmo que também influencie na sua recuperação, é responsabilidade da família.

   
 

É só então que entra o profissional chamado de cuidador, a família pode contratar alguém que seja apto a garantir maior conforto e segurança para o paciente.

 

Home Care x Cuidador: Qual a Diferença?

Quem pode prestar serviços de home care?

O serviço de Home Care pode ser realizado por uma equipe hospitalar, apenas um médico ou apenas um enfermeiro em casos mais simples.

A função do médico neste caso será apenas estabelecer qual será o tipo de tratamento realizado pelo restante da equipe, os enfermeiros geralmente realizam curativos e aplicação de medicamentos, os nutricionistas irão garantir o tipo de dieta necessária para o tratamento, o fisioterapeuta irá garantir a recuperação motora e o fonoaudiólogo auxilia na recuperação oral e na deglutição.

A diferença também está no período de atuação de ambos os profissionais, já que o cuidador geralmente trabalha por um período de tempo maior em contato com o paciente, geralmente trabalha o dia todo e em alguns casos até dormir na mesma casa se o risco de o paciente ficar muito tempo sozinho for alto.

Mercado em alta

Este tipo de atendimento tem crescido principalmente pelo fato de que o número de idosos em nossa população está cada vez maior e doenças como osteoporose e Alzheimer e tais doenças podem causar limitações para a pessoa.

As vantagens de se optar por um tratamento em casa são muitas, ainda mais se estiver associada com o trabalho de um cuidador, além de aproximar mais a família, também contribui para a diminuição do número de internações em hospitais, aumentando as vagas.

 




Deixe um Comentário