Veja as vantagens e desvantagens das estruturas metálicas…
Se você se lembra da fábula dos três porquinhos, sabe que um construiu sua casinha na areia, outro uma casa de madeira e o último de tijolos certo?! O novo mundo pode e vem cada vez mais trazendo uma outra qualidade de material, isto é, estruturas metálicas.
Sim, e não é somente nas grandes obras públicas, enormes galpões industriais e obras do gênero, mas na construção civil mesmo. Surge uma busca cada vez maior de se obter espaço e as pessoas procuram integrar toda a casa, criando necessidade de grandes vãos, ou pelo menos as vigas, que tomam o lugar do concreto armado.
Estruturas Metálicas – Vantagens e Desvantagens
Há muito a se considerar ao se optar por uma estrutura metálica e seus aspectos apresentam diferenças significativas. O prazo de entrega e a construção em si, por exemplo.
O tempo de execução da montagem e aplicação das vigas é muitas vezes inferior à uma construção comum; uma casa de 300m2 que poderia ser terminada em, digamos, três meses em concreto, em metal estaria pronta em menos de quinze dias.
A produção das peças metálicas também pode ser realizada enquanto se procede a obra e requer menor volume de material a se manejar, como areia, pedras, entulho, etc. No entanto, o planejamento de uma obra em estrutura metálica pode vir a durar meses e é necessário cautela para seguir as especificações concernentes a esse fator.
- Veja também: Casas Modulares Pré-Fabricadas – Vale a Pena?
Estruturas Metálicas – Cuidados especiais
As estruturas metálicas se comportam de modo diferente das usuais e exige cuidados adequados particulares em certos casos; talvez as peças devam ser acopladas de uma determinada maneira para evitar fendas e rachaduras, ou as paredes tendo de ser feitas de concreto apenas e não bloco, por exemplo.
Questões como o valor e transporte são muito relativas. Depende muito da organização do planejamento e do fim a ser atingido. Uma estrutura pequena não justificaria os custos de um trabalho industrial e uma localização distante de centros urbanos pode dificultar a locomoção dos materiais.
Por ser breve a concretização da obra, deve-se estar munido de verba para arcar com ela, e caso o planejamento não seja apropriado os gastos podem subir consideravelmente no final. Entretanto, esse tipo de estrutura é receptivo à incorporar outras novas, permitindo facilidade nas reformas e, além de tudo, o material possui alto valor de revenda e pode ser derretido e reutilizado.
Conclusão
Assim, as estruturas metálicas podem ser uma adorável opção para quem estiver disposto a proceder segundo o que ela exige. Concluída, a obra bem feita pode proporcionar elegância e muito espaço.
As vigas são mais delgadas que colunas de concreto e permitem ligação de amplas áreas, além de conferir uma aparência de vanguarda. Em última análise, o objetivo almejado é o que definirá se a estrutura metálica é ou não a mais indicada para você. Considere, reflita, faça a sua escolha. E boa sorte!