Tecnologia a favor da praticidade: 4 coisas que você precisa saber sobre o Certificado Digital

Não dá para negar: a rotina da vida moderna está mais cheia do que nunca, com muitas tarefas, compromissos e responsabilidades. E com tanta coisa para fazer o tempo todo, todas as alternativas que nos permitem economizar tempo com coisas simples são válidas, e ajudam muito a deixar o dia a dia ainda mais prático e com menos preocupações.

E uma dessas alternativas é o certificado digital, que usa a tecnologia pensada especialmente para facilitar os mais diversos processos da vida adulta. Ele está disponível em diversos formatos, para pessoas físicas e para empresas, e tem uma grande variedade de usos.

Mas, afinal, o que é certificado digital? Para te ajudar a entender melhor para que serve o certificado digital, como assinar documentos com o certificado digital e muito mais, separamos quatro coisas que você precisa saber sobre como ele funciona. Vem com a gente que vamos explicar tudo! 

4 coisas que você precisa saber sobre o Certificado Digital

Certificado Digital – O que é e como funciona?

O certificado digital é um documento eletrônico que permite a assinatura de documentos a distância, com a mesma validade jurídica de uma assinatura física. Esse documento identifica e representa a pessoa ou empresa na internet, e assinar documento com certificado digital reconhece a transação como legalmente autêntica, sem a necessidade de uma ida ao cartório para reconhecimento de firma.

Criados para facilitar diversos processos burocráticos e simplificar o dia a dia, os certificados digitais permitem que pendências sejam resolvidas facilmente, que negócios sejam fechados de maneira muito mais eficiente e oferecem uma alternativa segura de comprovar a sua identidade na internet e garantir a autenticidade de transações eletrônicas dos mais diversos tipos.


Quem pode usar?

A assinatura com certificado digital está disponível tanto para pessoas físicas, o e-CPF, quanto para pessoas jurídicas, o e-CNPJ, e pode ser usada por profissionais da saúde, advogados, profissionais autônomos e também para usos pessoais diversos. Todo mundo que tem um CPF ou CNPJ pode ter um certificado digital online.


Formatos disponíveis

Na hora de selecionar como obter o certificado digital, você pode escolher entre dois tipos: o A1, que é emitido e armazenado diretamente no seu computador, e o A3, que é armazenado na nuvem ou de forma física, em uma mídia que pode ser um cartão inteligente ou em um token. Todos esses tipos de certificado digital são igualmente seguros e tem a mesma validade jurídica entre si.


Renovação e revogação

Assim como certos documentos, como a CNH, carteira de identidade e passaporte, o certificado digital também tem um prazo de validade, após o qual ele não é mais aceito. A recomendação é renovar o certificado digital por volta de 45 dias antes da sua data de expiração, para evitar transtornos. A renovação deve ser feita junto com a entidade na qual ele foi adquirido, conforme suas diretrizes.

A revogação do certificado digital também é possível, no caso da necessidade de alteração das informações nele, no bloqueio da senha de acesso ou de eventuais comprometimentos em seu uso, como roubo do computador ou das mídias onde ele está armazenado.

Assim como a renovação, a revogação também deve ser feita através da entidade na qual o certificado foi adquirido, conforme suas diretrizes, procedimentos e políticas de uso.

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre o que é o certificado digital e como ele pode deixar a sua vida ainda mais prática, continue navegando no blog para mais conteúdos similares!

Deixe um Comentário