Bijouterias ou Bijuterias (biju ou bijoux): Qual é o Certo a se Escrever?

Veja qual é a forma correta de se escrever: Bijouterias ou bijuterias (biju ou bijoux)…

Que mulher que não gosta de ter diversas bijuterias para combinar com outras peças do guarda-roupa?

É fato que muitas mulheres brasileiras já estão acostumadas a ter o acessório como uma peça importante do vestuário, contudo, ainda há muitas dúvidas sobre a forma correta de escrever e até mesmo falar o nome desse adereço. Confira agora a forma correta de se falar: bijouterias ou bijuterias (biju ou bijoux)…

Bijouterias ou bijuterias (biju ou bijoux): Qual é o certo a se escrever?

Bijouterias ou bijuterias (biju ou bijoux) – Qual é o certo a se escrever?

Bijouterias ou bijuterias (biju ou bijoux) – Qual é o certo?

No Brasil podemos ver uma variedade de formas de se escrever a palavra bijuteria, podendo ser nas formas mais comuns: bijouterias ou bijuterias. Ou ainda na forma diminutiva da palavra: biju ou bijoux. Mas há ainda mais variedades, como bijou, bijutaria e bijus. Essas formas se difundiram com a ajuda da ampla expansão que esse setor teve no país, o que ocasionou uma grande diversificação do nome do acessório.

Mas antes de saber qual é a forma correta de nomear esse adereço feminino, é importante destacar que o nome desse acessório deriva de uma palavra francesa. O termo em francês para designar esse acessório contém a letra “o” na sentença, como a palavra “bijouteria”. A partir dessa informação você provavelmente deduziu que essa é a forma correta de nomear o adereço.

   
 

Contudo, devo ressaltar que esse acessório carrega um nome de origem estrangeira como tantos outros itens do nosso convívio, mas sua forma correta aqui no Brasil segue os padrões da língua portuguesa. Sendo assim, a forma correta de nomear esse acessório é “bijuteria”.

Bijouterias ou Bijuterias?

De acordo com o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, bijuteria é a forma correta de se escrever e dizer o nome desse adereço tão comum entre as mulheres. O equívoco entre as duas formas vem, como dito anteriormente, da palavra original em francês. Contudo, como a palavra abajur, que também tem origem da língua francesa, bijuteria também é escrito sem a letra “o”.

A Academia Brasileira de Letras também confirma que a forma correta é bijuteria, mas acrescenta que há uma outra maneira de nomear o objeto, que é através da palavra bijutaria.

Biju ou Bijoux?

Já as sentenças bijou e bijux estão erradas igualmente, assim como outros diminutivos de bijuteria como biju e bijus. A palavra bijou é a palavra francesa que derivou o termo bijuteria aqui no Brasil. Na França, o termo bijou é utilizado para designar uma pessoa simpática, boa e agradável. Agora dá para entender porque o termo bijou é tão utilizado no Brasil para definir esses acessórios.

Erros na utilização da palavra bijuteria

Esses erros acontecem por diversos fatores, mas o maior deles é o desconhecimento da forma correta de se escrever e falar a palavra bijuteria. Os termos errados ficaram bastante difundidos entre a sociedade por tratar-se de um simples reflexo do mercado, pois as lojas que trabalham com a venda desses acessórios, costumam adotar diferentes formas de se escrever bijuteria.

Apenas por definição, bijuteria corresponde a todos os itens de joalheria compostos por ligas metálicas que se assemelham a ouro ou prata. Ou seja, uma bijuteria não é uma semi jóia ou uma jóia verdadeiramente. Contudo, o termo também é aplicado a todos os objetos que são criados de forma artesanal e que possuem a mesma finalidade.

 




Deixe um Comentário