6 Atividades para Alfabetização que estimulam a memorização e o aprendizado

A alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos é fundamental para que eles tenham a oportunidade de viverem uma vida produtiva e feliz em meio à sociedade. 

Muitos adultos, por exemplo, não têm a oportunidade de frequentar a escola nos primeiros anos de vida ou precisam deixá-la de lado para trabalhar ao lado dos pais. 

No entanto, essa triste realidade pode ser contornada hoje mesmo com um programa de alfabetização intensivo. 

6 Atividades para Alfabetização que estimulam a memorização e o aprendizado

Atividades para Alfabetização

A simples prática de atividades para alfabetização já representa um importante passo rumo à melhora da qualidade de vida e também dos indicadores sociais e econômicos. Um adulto alfabetizado consegue ir mais longe como profissional, tendo mais chances para aprender e se especializar em uma profissão. 

Pensando nisso, resolvemos separar 10 atividades para alfabetizar que vão tornar o reconhecimento de palavras e números mais divertido, intuitivo e prazeroso. Confira! 


1 – Ficha pessoal

Aqui, você pode usar a criatividade e explorar informações como primeiro nome, dia do aniversário, telefone, bairro e cidade.

Ao preencher esses campos, a alfabetização e consciência sobre si e o lugar onde vive fica mais clara, pois o adulto que estiver preenchendo vai ter uma noção melhor de quem é, da sua cidade natal e do seu ambiente a sua volta. 


2 – Calendário com números 

Mais do que simplesmente memorizar os dias da semana e seus respectivos números, o preenchimento do calendário permite que o alfabetizado tenha uma noção melhor do tempo e do espaço, inclusive quando for perguntado sobre o dia da semana, o mês e o ano. 

Além de praticar a formação dos números em formato de numeral, há também a possibilidade de formá-los por extenso, estimulando a comunicação oral e escrita. 


3 – Partes do corpo

Conhecer cada uma das partes do corpo e aprender a associá-las por meio de desenhos torna o aprendizado sobre a anatomia do corpo humano mais natural e intuitivo. 

Mais uma vez é indicado associar as partes do corpo com figuras ou desenhos a fim de criar uma ligação entre cada uma delas. Isso pode ser feito por meio de recortes, setas indicativas e até palavras-cruzadas.  Se possível, realize essa atividade em pequenos grupos para estimular a interação e o trabalho em equipe. 


4 – Animais

A vida animal que nos cerca no dia a dia e também que está presente na natureza precisa ser reconhecida por todos, inclusive por aqueles que ainda estão em processo de alfabetização.

Podemos começar pelos nossos animais de estimação como cães e gatos e depois partir para aqueles que fazem parte da cadeia alimentar que trazem equilíbrio e vida para o meio ambiente. 


5 – Cores

As cores representam parte importante da nossa percepção do mundo como ele é a partir da nossa própria ótica. Para facilitar a associação entre elas e seus respectivos nomes, você pode estimular o uso de lápis de cor ou giz de cera.

Ambos servem perfeitamente para indicar cada cor com o seu nome correspondente, principalmente se existir um espaço onde ela precisa ser pintada. 


6 – Frutas, legumes e verduras

Conhecer alimentos que fazem parte da nossa alimentação é essencial para fazer boas escolhas que vão influenciar na sua saúde e qualidade de vida.

Por isso, você pode fazer jogos com figuras de frutas, legumes  e verduras e orientar aqueles que estão em processo de alfabetização para combinar os nomes e as imagens dos alimentos.

Deixe um Comentário