Janela de PVC: Quais são as Vantagens e Desvantagens?

Confira as vantagens e desvantagens das janelas de PVC…

Ao se iniciar uma construção ou reforma de um espaço, é fundamental que se tenha grande cuidado com a ventilação e iluminação de ambientes, já que imóveis bem planejados em tais pontos são, além de mais aconchegantes, mais eficientes.

Um dos principais elementos que interferem nisso é a escolha certa das janelas que serão usadas, uma vez que são elas que fazem o contato da edificação com o ambiente externo. Feita em diversos modelos e materiais, optar pela janela correta pode ser a diferença entre uma casa confortável ou gastos adicionais com climatização e iluminação.

 

Janela de PVC: Quais são as Vantagens e Desvantagens?

Janelas de PVC: Quais são as Vantagens e Desvantagens?

Dentre os vários materiais disponíveis nos modelos de esquadrias, chama a atenção a janela de PVC, por ser relativamente nova, se comparada a outros materiais, e ainda despertar muitas dúvidas quanto a sua qualidade e aplicabilidade.

Por isso, nesse artigo vamos mostrar quais são os pontos positivos e negativos utilização de janelas de PVC na sua obra.

Vantagens da Janela de PVC

Feitas de cloreto de polivinil (PVC) e reforçadas em seu interior com perfis de aço, a janela de PVC é uma das soluções mais modernas do mercado para a vedação de ambientes. Uma das principais vantagens dessa peça é o excelente isolamento, tanto acústico quanto térmico, que propicia ao ambiente.

   
 

Isso se deve a características de seu material e do modo com que é fabricada, oferecendo resultados muito superiores a outros materiais, como ferro e alumínio, nesse quesito.

Além disso, janelas de PVC também são de fácil limpeza e manutenção e muito duráveis, podendo chegar a até 30 anos mantendo suas características originais. Podem também ser aplicadas em áreas litorâneas, já que o PVC não reage com o sal presente nesse ambiente, ao contrário de esquadrias de ferro, por exemplo.

Desvantagens

Uma janela de PVC é mais robusta, já que precisa acomodar os perfis de aço em seu interior, o que pode interferir na estética do espaço. Além disso, janelas de PVC têm menos variedade de modelos e formatos no mercado, se comparadas a janelas de outros materiais, como as de alumínio, sendo encontradas principalmente na cor branca. É possível personalizá-las em muitas cores e texturas, além de comprar peças sob medida, mas isso acarretará em custos adicionais à sua obra.

É muito importante também verificar a qualidade da fabricante da esquadria escolhida, já que o PVC de baixa qualidade pode ganhar um aspecto amarelado com o tempo, além de ficar mais frágil.

Por último, embora essa diferença esteja cada vez menor, janelas de PVC são mais caras. Ainda assim, são peças com bom custo-benefício, que oferecem vantagens não encontradas em outros modelos.

Janelas de PVC oferecem muito mais vantagens que desvantagens, com peças modernas e ecologicamente sustentáveis, que a longo prazo com certeza retornarão o investimento feito, não só a partir da economia em recursos de iluminação e climatização originados de sua utilização, mas também pelo conforto e segurança proporcionado a você e seu ambiente.