Sarahah: O que é? Como Funciona?

Sarahah: Veja o que é e como ele funciona…

O sarahah é um aplicativo gratuito que foi lançado em 2017 que fez muito sucesso, logo após seu lançamento, entrou para a lista de aplicativos mais baixados nos Estados Unidos. Em pouco tempo, o aplicativo alcançou outras partes do mundo.

O sarahah tem o funcionamento muito parecido com outras redes sociais, o usuário, logo após instalar o aplicativo deve criar uma conta e um perfil. A diferença principal com as demais redes sociais é que no sarahah os utilizadores podem deixar mensagens no perfil de outros anonimamente. Também é possível criar um link personalizado que pode ser compartilhado nas outras redes sociais para que seus conhecidos possam acessar seu perfil e deixar comentários.

Sarahah: O que é? Como Funciona?

Sarahah: O que é? Como funciona?

O principal objetivo do aplicativo é avaliar o comportamento e atitudes dos conhecidos de forma anônima, assim, não é necessário ter medo de que o dono do perfil descubra quem está deixando os comentários. O nome do aplicativo é de origem árabe e significa “franqueza”, justamente porque os utilizadores da plataforma podem ser mais sinceros, pois não serão descobertos.

Assim que outra pessoa acessa um perfil de um amigo, é possível encontrar um campo para se deixar a mensagem, no campo está escrito “Deixe uma mensagem construtiva”. Após enviar a mensagem, ela não ficará exposta publicamente, somente o dono do perfil é quem poderá visualizar as mensagens quando estiver logado na plataforma.

   
 

Qualquer pessoa pode deixar uma mensagem nos perfis, pois não é necessário possuir uma conta para isso. Sa a pessoa quiser, ela pode assinar a mensagem, porém não existe garantia de que seja realmente essa a pessoa que enviou.

Mensagens no Sarahah

Após enviar uma mensagem, ela não poderá mais sem excluída nem editada. Existe também a opção de bloquear usuários que deixem mensagens ofensivas e apagar as mensagens que não gostar, mas nada impede que a pessoa crie outra conta e volte a deixar mensagens nos perfis. No próprio perfil, o utilizador pode verificar as mensagens que já mandou para outros usuários, as recebidas e as favoritas.

O funcionamento do sarahah é muito semelhante com o de outros aplicativos mais antigos, como o secret, que já foi desativado e não está mais no ar, e do mais recente Courious cat, que também permite o envio de mensagens anônimas.

Polêmica em torno do Sarahah

O aplicativo, assim como os outros que também permitem a criação de mensagens anônimas, causou uma enorme polêmica. O aplicativo deveria servir apenas para que amigos deixassem um feedback sobre o comportamento uns dos outros de maneira construtiva, para que este pudesse ser corrigido.

Mas na realidade, isso não acaba acontecendo sempre, é muito comum que algumas pessoas deixem comentários maldosos para outros, aumentando o cyberbulling, que geralmente leva a desativação do aplicativo.

Para se proteger, o usuário tem a opção de alterar as configurações e impedir que seu nome apareça nas formas de busca, também é possível bloquear comentários anônimos, assim, somente aparecerá as mensagens dos usuários que se identificarem.

 




Deixe um Comentário