Reclame Aqui: O que é? Como Funciona?

Reclame Aqui: saiba o que é e como funciona esse canal de reclamações…

Em tempos onde a insatisfação com os serviços prestados é uma constante, um novo modo de resolver problemas de consumidores insatisfeitos com empresas tem chamado a atenção. Trata-se do site Reclame Aqui, que estabelece uma ponte entre a clientela e as organizações.

Embora seja voltado prioritariamente às pessoas que não conseguem resolver suas pendências junto às empresas, o Reclame Aqui não se baseia apenas nesse tipo de serviço. Assim sendo muitos potenciais consumidores utilizam a ferramenta para outros fins, tais como os de pesquisa.

Reclame Aqui: O que é? Como Funciona?

Reclame Aqui: O que é? Como funciona?

O site costuma elencar quais são as empresas que melhor procuram solucionar as reclamações de seus consumidores, bem como aquelas que se mostram omissas em suas obrigações como prestadoras de serviços ou comercializadoras de produtos.

Dessa forma, mais que um canal entre corporações e clientes, o Reclame Aqui é também um site que trabalha com pesquisa. Um dos diferenciais do canal é o fato da empresa funcionar de modo automatizado, ou seja, os dados são coletados sem interferência ou manipulação humana, o que permite um elevado grau de precisão nos índices apresentados.

Como surgiu o Reclame Aqui

Pode parecer ironia do destino, mas a ideia de criar o site surgiu após um problema sofrido pelo empresário Maurício Vargas por meio de uma companhia aérea. Por ter se tratado de uma ocorrência que o fez perder um negócio, ele decidiu que era hora de existir um meio onde as pessoas pudessem expor suas insatisfações de modo que fossem de fato atendidas.

   
 

Mesmo com o fato de algumas empresas ainda continuarem negligenciando o atendimento às reclamações de seus consumidores, a relevância do site reside justamente na exposição que ele projeta, algo que gera preocupações por parte de gestores dessas organizações, fazendo com que prezem cada vez mais pela melhoria dos serviços.

Como funciona o Reclame Aqui

A partir de um cadastro simplificado, o usuário passa a navegar pelas funcionalidades do site, processo que se dá de modo simples e intuitivo, já que há um campo bastante visível onde é possível realizar a reclamação em questão.

Quem recorre ao site por razões de insatisfação em relação à determinada empresa, geralmente já procurou outros canais e não obteve êxito em suas demandas. Já os que decidem ingressar no Reclame Aqui para verificar a reputação das corporações, encontra no ambiente virtual um meio seguro de realizar pesquisas acerca de serviços prestados e produtos que estão destinados à comercialização.

Sigilo nas informações de usuários:

A menos que o usuário deixe claramente expresso que deseja compartilhar suas informações para auxiliar outras pessoas, o site mantém a política de manter absoluto sigilo sobre os dados de quem recorre aos seus serviços.

Para compartilhar as ocorrências com mais pessoas, entretanto, o usuário deve optar pela forma pública de compartilhamento, o que costuma acontecer frequentemente, uma vez que os usuários querem que outros consumidores saibam o modo de funcionamento das empresas envolvidas.

 




Deixe um Comentário