Como a Realidade Virtual (VR) vai revolucionar os Eventos ao Vivo

Saiba como a Realidade Virtual vai revolucionar a forma como assistimos aos eventos ao vivo…

A realidade virtual (do inglês Virtual Reality), popularmente conhecida como VR, vem se destacando nos últimos anos, especialmente na área de games.

Através do uso de um óculos VR, é possível entrar em um ambiente totalmente imersivo, onde você realmente se sente “dentro do jogo”. Mas as aplicações da realidade virtual vão muito além disso. Confira…

Como a Realidade Virtual vai revolucionar os Eventos ao Vivo

A Realidade Virtual (VR) nos Eventos ao Vivo

Como a Realidade Virtual vai revolucionar os Eventos ao Vivo

Ao longo das décadas, houve muitas transformações na forma como acompanhamos os acontecimentos importantes do mundo. Do rádio para a TV preto e branco, depois para a TV à cores, os eventos ao vivo, a internet, os computadores e os smartphones.

No entanto, a realidade virtual vai levar as coisas para outro nível. Isso porque, ao contrário das telas limitadas de aparelhos como TV, notebook e celular – que só nos permitem ver um pequeno pedaço do ambiente, os óculos VR permitem uma visão 360º – e totalmente controlada pelo usuário!

Atualmente, essa tecnologia é utilizada especialmente no desenvolvimento de jogos. Contudo, a aplicação da realidade virtual nos eventos ao vivo é algo inevitável.

A Realidade Virtual (VR) nos Eventos ao Vivo

Imagine, por exemplo, uma transmissão ao vivo das Olimpíadas ou da Copa do Mundo de Futebol, onde você pode colocar o óculos VR na sua casa e se sentir dentro do estádio. Inclusive, podendo virar a cabeça para qualquer lado e, assim, enxergar tudo o que está se passando em volta naquele ambiente.

E não só nesses eventos de grande porte, mas em qualquer jogo de futebol do seu time, ou no show do seu artista favorito. A experiência que a realidade virtual irá proporcionar será algo totalmente revolucionário.

Prós x Contras

Um dos pontos positivos é poder assistir ao evento do conforto de casa, e se sentir dentro do local. Além disso, não é preciso enfrentar trânsito, filas para o banheiro, para comprar bebidas etc.

Por outro lado, como pontos negativos temos a falta de contato pessoal, não poder sentir o cheiro do ambiente (que, em algumas situações, pode ser um ponto positivo 🙂 ).

Festival de Coachella transmitido ao vivo em VR

O Google transmitiu ao vivo o evento de Coachella pelo YouTube em 360º. Bastava ter um óculos VR para poder assistir ao vivo o festival de música em um ambiente totalmente imersivo. Você pode conferir um trecho do vídeo abaixo:

Eventos ao vivo em VR – O que falta?

Em primeiro lugar, é preciso que os preços dos óculos VR fiquem mais acessíveis aos consumidores, especialmente aqui no Brasil, com todos esses impostos. Com isso, teremos um público grande para participar dos eventos ao vivo com VR.

Em seguida, as grandes companhias e produtoras precisam se preparar tecnicamente para poder transmitir eventos dessa natureza. Tanto em questão de equipamentos, como na capacitação dos funcionários.

Conclusão

A realidade virtual poderá revolucionar a forma como assistimos aos eventos ao vivo. Vamos torcer para que haja vontade suficiente do Governo e das empresas para tornar isso uma realidade frequente e acessível a todos! 🙂

O que você acha da transmissão de eventos ao vivo em VR? Deixe nos comentários mais abaixo…

 




Deixe um Comentário