Piso Industrial de Concreto ou Epóxi: Qual é o melhor?

Piso industrial de concreto ou epóxi: Veja qual deles é o melhor…

Existem muitas dúvidas em relação ao piso ideal em áreas internas e externas. Uma dessas dúvidas frequentes é em relação ao epóxi e o concreto. Existem diferentes características entre os dois pisos que devem ser levadas em consideração na hora de decidir qual deles utilizar.

Em vista disso, selecionamos os principais critérios para que você consiga definir qual será o melhor piso dentre os dois tipos.

Piso industrial de concreto ou epóxi: Qual é o melhor?

Piso industrial de concreto ou epóxi: Qual é o melhor?

Piso Industrial de Concreto

Muitas pessoas desconhecem o que é um piso de concreto industrial com ou sem polimento e quais são suas características. Posso dizer que isso é completamente normal, em vista de que o piso de concreto industrial e o tratamento com epóxi é mais utilizado no piso industrial. Os dois podem ser utilizados em ambientes residenciais sem problema nenhum, porém, o custo benefício neste caso não é vantajoso.

No caso do concreto industrial utilizado em pavimento, a opção de polimento vai além do habitual cimento cinza com o aspecto vitrificado. Ele poderá ser comparado com mármore, diversas pedras nobres, facilmente assemelhado ao granito, podendo ser personalizado com desenhos, logotipos, diversas cores, dentre outras opções.

O processo de polimento do concreto está relacionado com ferramentas específicas diamantadas e almofadas. Neste caso o concreto deverá ter um tratamento industrial e ser usinado, sendo utilizado dentro de normas técnicas estabelecidas para qualidade e segurança exigidas em pavimentos industriais. Esse é considerado um tratamento fino e precisará de vários passos até a conclusão do pavimento.

Vantagens do Piso Industrial de Concreto

O pavimento de concreto industrial se destaca em relação a vários tipos de pisos, sendo que o material utilizado será o responsável por sua vida útil. Ou seja, qualidade somados ao seu propósito de uso irão permitir um piso para toda a vida. A manutenção para este tipo de piso é mais fácil em relação ao epóxi, sendo necessário somente uma limpeza periódica com produtos de pH neutro.

   
 

O custo benefício também é vantajoso, mas dentre as duas opções de piso comparadas neste artigo, o que irá pender para o melhor preço irá variar muito em relação ao valor cobrado pelas empresas que fazem estes tipos de pavimentos e a área total do pavimento.

Desvantagens do Piso Industrial de Concreto

O desgaste ou possíveis fissuras em piso de concreto industrial podem ocorrer quando a qualidade dos materiais envolvidos for afetada ou alguma etapa do projeto tenha sido negligenciada.

Piso industrial de concreto ou epóxi: Qual é o melhor?

Piso industrial de concreto ou epóxi: Qual é o melhor?

Piso Industrial Epóxi

Um piso em epóxi pode ser visto como uma opção muito comum nos dias de hoje, sendo largamente utilizado em piso industrial. Esse tipo de pavimento industrial funciona como um bi-componente específico a um catalisador e a uma resina.

Quando esses componentes sofrem uma mistura dentro de uma proporção pré-determinada, é disparado uma reação química monolítica. Ou seja, a mistura resulta em um pavimento muito resistente e com muita qualidade de acabamento.

Vantagens do Piso de Epóxi

O epóxi tem um grande potencial de proteger o pavimento contra outros produtos químicos, e consegue refletir em média 300% da luz que incide sobre ele. Uma superfície antiderrapante também é um ponto importante no piso constituído de epóxi, levando em conta que a durabilidade do piso de um modo geral aumenta em relação a camada de epóxi.

O epóxi adere com muita facilidade ao concreto e ao cimento rústico, permitindo uma camada impermeável após esse tratamento. O visual final é de um acabamento perfeito, com a capacidade de esconder rachaduras e trincas existentes no antigo piso. Considere todas as vantagens do epóxi somadas a um baixo custo benefício.

Desvantagens do Epóxi

A longo prazo, caso o piso não receba as devidas manutenções periódicas especificadas para cada piso relacionado com o local aplicado, o epóxi tende a se desgastar e acaba ficando com um aspecto feio e sem vida. Neste caso, fique atento ao período de manutenção com cera para que o brilho ou o ofuscamento não sejam afetados.

 




Deixe um Comentário